As exportações chinesas de veículos elétricos para a Europa registaram um novo recorde no mês de novembro, tendo o valor sido superior a 3,2 mil milhões de euros. Bélgica e Inglaterra são os principais importadores, mas as expedições não são apenas de fabricantes chineses, mas também europeus.
As exportações de veículos elétricos chineses para a Europa mais do que duplicaram em novembro, atingindo um novo máximo histórico. A maioria dos veículos são de marcas europeias, que têm produção na China.
Os fabricantes automóveis da China exportaram veículos elétricos no valor superior a 3,2 mil milhões de euros em novembro, o que constitui um aumento de 165% face ao mês homólogo do ano passado e passou o melhor mês de sempre, segundo dados das alfândegas chinesas.
Os principais importadores na Europa foram a Bélgica e a Inglaterra, que receberam quase 70% das unidades expedidas.
Mais de metade das expedições
As exportações de veículos elétricos de passageiros representaram mais de metade da expedição total de automóveis durante dois meses consecutivos, com novembro a registar um recorde de seis mil milhões em exportações.
Estes números surgem num altura em que os fabricantes europeus, incluindo o Volkswagen Group e o BMW Group, anunciaram a intenção de produzirem peças e automóveis na China devido à capacidade de produção limitada nos seus mercados domésticos.
LEIA TAMBÉM
China. Marcas automóveis estrangeiras já podem atuar
A SAIC Motor, que detém a MG Motors, aumentou consideravelmente as suas vendas na Europa em 2022 e reforçou a sua rede de distribuição para vender veículos elétricos na Europa através de importadores.
A Tesla expediu mais de 37 mil automóveis a partir da China no mês de novembro, depois de ter exportado apenas 60 em março e nenhum em Abril, quando teve de paragem a produção devido ao confinamento em Xangai.