De nome EMA. Futuros Evoque e Discovery Sport vão estrear nova plataforma

A próxima geração, tanto do Range Rover Evoque, como do Discovery Sport, deverão estrear a nova plataforma eletrificada Land Rover, EMA.

Hoje em dia propostos com motores de combustão, a próxima geração, tanto do Range Rover Evoque, como do Discovery Sport, deverá, no entanto, trocar a atual solução, por uma nova plataforma para veículos elétricos e eletrificados, atualmente em desenvolvimento no grupo Jaguar Land Rover. E que, diga-se, até já tem nome: EMA.

A notícia é avançada pela britânica Autocar, acrescentando que, esta nova plataforma, denominada Electrified Modular Architecture (EMA), albergará não somente sistemas de propulsão profundamente eletrificados, como também novas tecnologias de assistência à condução, além de sistemas de conectividade em cloud.

De resto, esta nova arquitectura é também vista como a solução para muitos do problemas de qualidade com que os modelos da Jaguar Land Rover hoje em dia se debatem, desde logo, fruto de um design mais simples.

Modelo importante nas vendas da Land Rover, caberá ao próximo Defender estrear a próxima plataforma modular eletrificada

Quanto à estreia da nova plataforma, a mesma publicação avança que a primeira aplicação será feita no próximo Evoque, cuja nova geração deverá chegar em 2024. Seguindo-se, então, a terceira geração Discovery Sport, que será o segundo modelo a envergar a EMA.

LEIA TAMBÉM
Jaguar Land Rover. Multa de 100 milhões por não cumprir emissões

Aliás, esta nova plataforma deverá permitir, não só o acoplar de soluções híbridas, compostas por um sistema de propulsão elétrico, conjugado com um pequeno motor de combustão a gasolina, a servir de extensor de autonomia, como também um pack maior de baterias, disposto sob o piso, a garantir uma opção exclusivamente elétrica.

De resto e graças à mais-valia que esta nova plataforma apresenta, a Jaguar Land Rover acredita que, em 2030, 50% dos seus modelos em comercialização recorrerão a EMA. Embora e pelo menos para já, os únicos dois modelos já garantidos com esta nova plataforma, terão produção exclusiva na fábrica do grupo em Halewood.

A futura geração Land Rover Discovery envergará, tal como o futuro Evoque, a nova plataforma EMA

Duas novas versões Defender a caminho

Entretanto, a Autocar também avança que a Land Rover está já a preparar mais duas novas versões do novo Defender, uma das quais será uma variante 100% elétrica. Embora e ainda segundo a mesma fonte, nenhuma das duas utilize a plataforma D7x que o actual Defender tem na base, levando a pensar que, também estas versões, poderá utilizar a EMA...

Aliás, a intenção da Jaguar Land Rover é que, nos próximos anos, todos os seus modelos passem a basear-se em não mais que duas plataformas: a já referida EMA e uma nova Modular Longitudinal Architecture, ou MLA. Esta última, uma solução que deverá, inclusivamente, chegar primeiro ao mercado, mais concretamente, já em 2022, com o futuro SUV porta-estandarte com insígnia Range Rover.

O próximo Range Rover Sport vai ser um dos modelos com base na plataforma MLA

A mesma plataforma deverá ser ainda utilizada no próximo Range Rover Sport, sendo que, também alguns dos futuros modelos da Jaguar, como era o caso da nova geração XJ, entretanto suspensa, estava prevista com esta nova MLA.