Hoje em dia propostos com motores de combustão, a próxima geração, tanto do Range Rover Evoque, como do Discovery Sport, deverá, no entanto, trocar a atual solução, por uma nova plataforma para veículos elétricos e eletrificados, atualmente em desenvolvimento no grupo Jaguar Land Rover. E que, diga-se, até já tem nome: EMA.
A notícia é avançada pela britânica Autocar, acrescentando que, esta nova plataforma, denominada Electrified Modular Architecture (EMA), albergará não somente sistemas de propulsão profundamente eletrificados, como também novas tecnologias de assistência à condução, além de sistemas de conectividade em cloud.
De resto, esta nova arquitectura é também vista como a solução para muitos do problemas de qualidade com que os modelos da Jaguar Land Rover hoje em dia se debatem, desde logo, fruto de um design mais simples.
Quanto à estreia da nova plataforma, a mesma publicação avança que a primeira aplicação será feita no próximo Evoque, cuja nova geração deverá chegar em 2024. Seguindo-se, então, a terceira geração Discovery Sport, que será o segundo modelo a envergar a EMA.
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Aliás, esta nova plataforma deverá permitir, não só o acoplar de soluções híbridas, compostas por um sistema de propulsão elétrico, conjugado com um pequeno motor de combustão a gasolina, a servir de extensor de autonomia, como também um pack maior de baterias, disposto sob o piso, a garantir uma opção exclusivamente elétrica.
De resto e graças à mais-valia que esta nova plataforma apresenta, a Jaguar Land Rover acredita que, em 2030, 50% dos seus modelos em comercialização recorrerão a EMA. Embora e pelo menos para já, os únicos dois modelos já garantidos com esta nova plataforma, terão produção exclusiva na fábrica do grupo em Halewood.
Duas novas versões Defender a caminho
Entretanto, a Autocar também avança que a Land Rover está já a preparar mais duas novas versões do novo Defender, uma das quais será uma variante 100% elétrica. Embora e ainda segundo a mesma fonte, nenhuma das duas utilize a plataforma D7x que o actual Defender tem na base, levando a pensar que, também estas versões, poderá utilizar a EMA...
Aliás, a intenção da Jaguar Land Rover é que, nos próximos anos, todos os seus modelos passem a basear-se em não mais que duas plataformas: a já referida EMA e uma nova Modular Longitudinal Architecture, ou MLA. Esta última, uma solução que deverá, inclusivamente, chegar primeiro ao mercado, mais concretamente, já em 2022, com o futuro SUV porta-estandarte com insígnia Range Rover.
A mesma plataforma deverá ser ainda utilizada no próximo Range Rover Sport, sendo que, também alguns dos futuros modelos da Jaguar, como era o caso da nova geração XJ, entretanto suspensa, estava prevista com esta nova MLA.