Envolvida na afirmação da Mobilidade Elétrica, a Jaguar Land Rover acaba de ampliar a sua gama de modelos eletrificados, com duas variantes PHEV do Evoque e Discovery Sport. Com uma particularidade: os dois modelos estreiam um novo sistema híbrido plug-in, com base num motor de três cilindros. E já disponível, em Portugal.
Último passo na estratégia Destination Zero, definida pela Jaguar Land Rover, e que tem como objectivo último, uma mobilidade zero acidentes, zero emissões e zero engarrafamentos, o novo sistema de propulsão híbrido plug-in destaca-se, desde logo, por se basear num novo motor de três cilindros 1,5 litros a gasolina. E que é também o de mais baixa cilindrada, na gama Ingenium.
LEIA TAMBÉM
Jaguar Land Rover está elétrica! Mais três EV's a caminho
A este motor, surge, depois, acoplado, um sistema de propulsão elétrica, que, recorrendo a uma bateria de 15 kWh, consegue não só anunciar uma potência total de 200 cv, como também consumos que a Jaguar Land Rover garante poderem ser de 1,4 l/100 Km, dependendo do modelo, e emissões de CO2 de não mais que 32 g/km, já à luz da norma WLTP. E, tudo isto, porque, também segundo o fabricante, o sistema pode funcionar exclusivamente a energia elétrica, garantindo uma autonomia na condução, que pode variar entre os 62 e os 66 quilómetros, consoante o modelo.
Aliás, o novo sistema híbrido de carregamento externo da Jaguar Land Rover, permite, igualmente, ao condutor, a selecção do tipo de condução que permite fazer. E que tanto pode ser no modo EV, ou elétrico puro, mais vocacionado para as deslocações curtas, em cidade, como no modo Hybrid, o qual recorre aos dois motores, elétrico e térmico, para garantir a maior eficiência na deslocação. Nomeadamente, com o veículo a adaptar-se ao tipo de condução e condições, tanto do veículo, como do trajecto.
Finalmente e como terceira opção, um modo mais vocacionado para as longas distâncias, em que o veículo recorre apenas ao motor a gasolina, preservando a carga existente na bateria.
Como transmissão, o sistema utiliza uma nova caixa automática de oito velocidades
Os carregamentos
Sistema de propulsão PHEV, a nova tecnologia da Jaguar Land Rover está pensada para permitir o carregamento das baterias, não somente através da energia produzida durante a deslocação do veículo, mas também com recurso a um carregador rápido da rede pública. Processo que, de acordo com o fabricante, demorará cerca de 30 minutos, a recarregar até 80% das baterias.
Já através de uma simples tomada doméstica ou wallbox específico de 7 kW, o sistema precisa de 6 horas e 42 minutos para completar uma recarga das baterias.
Já disponível... no Evoque e Discovery
Já disponível, para encomenda, em Portugal, este novo sistema híbrido plug-in veio permitir uma ampliação da gama de modelos eletrificados da Jaguar Land Rover, nomeadamente, àqueles que são as propostas mais vendidas do fabricante: o Range Rover Evoque e o Land Rover Discovery Sport.
Modelos que utilizam a utilizam a arquitectura de motor transversal Premium da Land Rover, a integração deste novo sistema híbrido, com colocação dos componentes sob o piso do veículo, permitiu, entre outras vantagens e segundo também destaca a Jaguar Land Rover, a manutenção, não só do já conhecido espaço do habitáculo, como a capacidade da bagageira, além dos atributos offroad.
Preços a partir de 51.839,84€
Quanto a preços, a versão PHEV do Range Rover Evoque, que comercialmente adopta o nome de P300e e pode ser adquirida com os níveis de equipamento S, SE, HSE e R-Dynamic (opcional), passa a estar a disponível a partir de 53.313,19€.
Já o Land Rover Discovery Sport eletrificado, comercialmente designado de P300e e disponível com os mesmos níveis de equipamento, é proposto por preços a partir de 51.839,84€.