Evoluto 355. Antídoto para os supercarros modernos?

Com base no Ferrari F355, a Evoluto revelou primeira criação e não hesita em reivindicar que se trata do antídoto para os supercarros.

Com base no Ferrari F355 e "mãozinha" de Ian Callum, a Evoluto revelou a sua primeira criação e não hesita em reivindicar que se trata do antídoto para os supercarros modernos.  

A start-up britânica Evoluto Automobili revelou a sua primeira criação baseada no Ferrari F355 que reivindica ser o antídoto para os supercarros modernos. Uma das principais caraterísticas é a nova carroçaria desenhada por Ian Callum, a qual foi concebida para oferecer um visual mais moderno sem perder as linhas limpas do original.

A secção dianteira foi trabalhada, tendo sido introduzida uma grelha maior e um friso em fibra de carbono, enquanto as luzes laterais e os grupos óticos retráteis foram substituídos por unidades LED. A traseira recebe um tratamento semelhante, com um difusor maior e luzes de travões LED em forma de anel.

Os novos painéis são fabricados em fibra de carbono, baixando o peso dos 1422 kg do Ferrari F355 GTS original  para os 1250 kg. Além de ganhar uma carroçaria mais leve, o chassis do Evluto 355 é soldado e ganha reforços em fibra de carbono para aumentar a rigidez torsional em 23%.

O V8 do F355 também foi modificado pela Evoluto para melhorar a fiabilidade e a tração. Um novo sistema de ignição garante uma ignição mais precisa, melhorando a entrega de potência e a resposta do motor. A cabeça dos cilindros foi otimizada para melhorar a entrada de ar, enquanto a árvore de cames foi revista para melhorar a estabilidade a altas rotações.

V8 de 426 cv

O motor V8 de 3,5 litros desenvolve uma potência máxima de 436 cv, isto é, mais 40 cv do que a versão de fábrica, encontrando-se associado a uma caixa manual de seis velocidades, que também foi modificada para melhorar as passagens.

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Evoluto_F355_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Evoluto_F355_galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Evoluto_F355_galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Evoluto_F355_galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Evoluto_F355_galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Evoluto_F355_galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Evoluto_F355_galeria_006.jpg]

Para lidar com o aumento da relação peso-potência (até 69 cv por tonelada), a suspensão foi redesenhada, passando a dispor de um curso mais longo, enquanto os travões também foram revistos, tendo sido introduzidos discos da Brembo.

O novo acerto do chassis não se destina a proporcionar uma estabilidade total. A Evoluto refere que decidiu montar pneus de 19" Michelin Pilot Sport 4S para permitir que algumas "atravessadelas" pela traseira do carro.

LEIA TAMBÉM
Primeira criação independente de Ian Callum é um buggy elétrico

A produção do Evoluto F355 está limitada a 55 unidades, mas os preços ainda não foram revelados. A estreia está agendada para a Semana do Automóvel de Monterey no próximo mês.