Num mercado a cair 20%. Estudo confirma subida dos EV e PHEV na Europa

Com o mercado automóvel europeu em queda, dados da JATO Dynamics confirmam a manutenção da tendência de crescimento dos EV e PHEV na Europa.

Num ano em que o mercado automóvel continua em queda, os números reunidos até agora pela consultora JATO Dynamics revelam que, neste cenário negro, tanto os veículos elétricos (EV), como os híbridos plug-in (PHEV), mantêm a sua implementação e crescimento, na Europa. Conheça as marcas e modelos na liderança.

Segundo os dados agora divulgados pela JATO Dynamics, o mercado automóvel europeu atravessa, atualmente, uma retracção de 20%. Facto que, ainda assim, não impede que as vendas de Veículos Elétricos (EV) e Híbridos Plug-In (PHEV) se mantenham numa tendência de crescimento, com uma subida de 67% nas vendas, só no mês de fevereiro de 2021.

De acordo com os mesmos números, dos quase 850 mil veículos vendidos, já este ano, na Europa, 115 mil foram EV e PHEV. Número que representa, também, cerca de 13,6% da totalidade do mercado.

Foto: JATO Dynamics

Apenas como referência, em 2020 e por esta mesma altura, os EV e PHEV não representavam mais do que 6,5% do mercado.

Assim e com este tipo de propostas a representarem um peso cada vez maior nas vendas totais dos vários fabricantes automóveis, realce para o facto de, tanto a sul-coreana Hyundai, como o alemão BMW Group, terem conseguido superar a média de elétricos e híbridos plug-in comercializados pela generalidade das marcas. Isto, enquanto na Daimler, proprietária da Mercedes-Benz, mais de um quarto dos veículos novos transaccionados, eram eletrificados.

LEIA TAMBÉM
Conclui estudo. Europa está a vender mais EV e PHEV que a China

Ainda assim, no topo desta tendência, surge a britânica Jaguar Land Rover, cujas vendas de EV e PHEV representaram quase um terço da totalidade de carros novos comercializados. Sendo que, melhor do que o construtor inglês, só mesmo marcas como a 100% elétrica Tesla, ou a chinesa Geely, com um total de 45% de unidades eletrificadas, naquilo que foi a totalidade das suas vendas.

Tesla Model 3 e Volvo XC40 na liderança

Falando de modelos, liderança incontestada, até ao momento e segundo os números da JATO Dynamics, para o americano Tesla Model 3, cujas vendas, em termos de acumulado, aumentaram 55% na Europa, com mais de 5.400 registos, só este ano. Ou seja, quase 2.000 unidades mais que o alemão Volkswagen ID.3, com um total de 3.500 matrículas.

Tesla Model 3

Já entre os PHEV, liderança do Volvo XC40, com um total de quase 3.500 unidades transaccionadas, só este ano. Número que, diga-se, esconde um crescimento ainda mais impressionante, de 323%!

Já o Peugeot 3008 e o Renault Captur, surgem cerca de 1.000 unidades atrás do modelo sueco, com ambos os modelos a lutarem taco-a-taco pelo segundo posto - enquanto o Peugeot anuncia 2.564 unidades vendidas, o Renault ostenta um total de 2.522 matrículas, até ao momento.

Foto: JATO Dynamics

No entanto e apesar destes números, também importa dizer que os EV e PHEV continuam, ainda, distantes dos números alcançados pelas propostas com motores de combustão. Entre as quais, a liderança pertence, atualmente, a outro modelo Peugeot, o 208, com mais de 18 mil unidades transaccionadas. Número que, diga-se, suplanta o realizado pelos cinco modelos EV mais vendidos, em conjunto...

Peugeot e-208
Peugeot 208

Finalmente e em termos de mercados, dentro do próprio espaço europeu, mantém-se a supremacia da Noruega, enquanto país da Europa mais receptivo aos EV e PHEV, graças a uma quota de mercado, para este tipo de propostas, situada, até ao momento, nos 79%, revela a JATO Dynamics.

Seja como for, certa parece ser a continuação da ascendência dos EV e PHEV na Europa, também pela estratégia que a grande maioria dos fabricantes vem adoptando, em termos de oferta. E que, basicamente, passa pela travagem a fundo no desenvolvimento e lançamento de novos motores de combustão, em detrimento da comercialização de um número cada vez maior de elétricos, híbridos plug-in e afins...