Num ano em que o mercado automóvel continua em queda, os números reunidos até agora pela consultora JATO Dynamics revelam que, neste cenário negro, tanto os veículos elétricos (EV), como os híbridos plug-in (PHEV), mantêm a sua implementação e crescimento, na Europa. Conheça as marcas e modelos na liderança.
Segundo os dados agora divulgados pela JATO Dynamics, o mercado automóvel europeu atravessa, atualmente, uma retracção de 20%. Facto que, ainda assim, não impede que as vendas de Veículos Elétricos (EV) e Híbridos Plug-In (PHEV) se mantenham numa tendência de crescimento, com uma subida de 67% nas vendas, só no mês de fevereiro de 2021.
De acordo com os mesmos números, dos quase 850 mil veículos vendidos, já este ano, na Europa, 115 mil foram EV e PHEV. Número que representa, também, cerca de 13,6% da totalidade do mercado.
Apenas como referência, em 2020 e por esta mesma altura, os EV e PHEV não representavam mais do que 6,5% do mercado.
Assim e com este tipo de propostas a representarem um peso cada vez maior nas vendas totais dos vários fabricantes automóveis, realce para o facto de, tanto a sul-coreana Hyundai, como o alemão BMW Group, terem conseguido superar a média de elétricos e híbridos plug-in comercializados pela generalidade das marcas. Isto, enquanto na Daimler, proprietária da Mercedes-Benz, mais de um quarto dos veículos novos transaccionados, eram eletrificados.
LEIA TAMBÉM
Conclui estudo. Europa está a vender mais EV e PHEV que a China
Ainda assim, no topo desta tendência, surge a britânica Jaguar Land Rover, cujas vendas de EV e PHEV representaram quase um terço da totalidade de carros novos comercializados. Sendo que, melhor do que o construtor inglês, só mesmo marcas como a 100% elétrica Tesla, ou a chinesa Geely, com um total de 45% de unidades eletrificadas, naquilo que foi a totalidade das suas vendas.
Tesla Model 3 e Volvo XC40 na liderança
Falando de modelos, liderança incontestada, até ao momento e segundo os números da JATO Dynamics, para o americano Tesla Model 3, cujas vendas, em termos de acumulado, aumentaram 55% na Europa, com mais de 5.400 registos, só este ano. Ou seja, quase 2.000 unidades mais que o alemão Volkswagen ID.3, com um total de 3.500 matrículas.
Já entre os PHEV, liderança do Volvo XC40, com um total de quase 3.500 unidades transaccionadas, só este ano. Número que, diga-se, esconde um crescimento ainda mais impressionante, de 323%!
Já o Peugeot 3008 e o Renault Captur, surgem cerca de 1.000 unidades atrás do modelo sueco, com ambos os modelos a lutarem taco-a-taco pelo segundo posto - enquanto o Peugeot anuncia 2.564 unidades vendidas, o Renault ostenta um total de 2.522 matrículas, até ao momento.
No entanto e apesar destes números, também importa dizer que os EV e PHEV continuam, ainda, distantes dos números alcançados pelas propostas com motores de combustão. Entre as quais, a liderança pertence, atualmente, a outro modelo Peugeot, o 208, com mais de 18 mil unidades transaccionadas. Número que, diga-se, suplanta o realizado pelos cinco modelos EV mais vendidos, em conjunto...
Finalmente e em termos de mercados, dentro do próprio espaço europeu, mantém-se a supremacia da Noruega, enquanto país da Europa mais receptivo aos EV e PHEV, graças a uma quota de mercado, para este tipo de propostas, situada, até ao momento, nos 79%, revela a JATO Dynamics.
Seja como for, certa parece ser a continuação da ascendência dos EV e PHEV na Europa, também pela estratégia que a grande maioria dos fabricantes vem adoptando, em termos de oferta. E que, basicamente, passa pela travagem a fundo no desenvolvimento e lançamento de novos motores de combustão, em detrimento da comercialização de um número cada vez maior de elétricos, híbridos plug-in e afins...