Pela primeira vez a organização que avalia a segurança dos automóveis na Europa testou especificamente determinadas tecnologias de apoio ao condutor de dez fabricantes diferentes. E, no final, deixou alertas às assistências de segurança, que não devem ser entendidas como uma forma de condução autónoma. Apesar de já contar nas suas baterias de testes com um parâmetro para os sistemas de salvaguarda do condutor, onde se incluem a travagem de emergência e outras tecnologias de auxílio, a EuroNcap foi agora testar o comportamento de alguns destes apoios em estrada. Mais especificamente, sobre o sistema de cruise control adaptativo, pela capacidade de manter velocidade, distância e posicionamento em faixa, e ainda da mudança em faixa ou comportamento quando alguém invade a via onde seguimos. E, no final, deixou alguns alertas às assistências de segurança. https://www.youtube.com/watch?v=Yv8qNPvU3NQ O problema para a EuroNcap reside na possibilidade destas soluções de proteção serem entendidas como uma forma de condução autónoma. Ou seja, com os condutores a criarem uma confiança excessiva nas capacidades destes sistemas e não se manterem atentos ao que se passa em seu redor. E, para saber como funcionam efetivamente estes sistemas, testou uma dezena de automóveis: Audi A5, BMW Série 5, DS7 Crossback, Ford Focus, Hyundai Nexo, Mercedes Classe C, Nissan Leaf, Tesla Model S e Volvo V60. No final, deixou como alerta às assistências de segurança a indicação de que a sua presença nos automóveis não significa que os condutores não precisam de estar atentos. Para saber o que pensa EuroNcap sobre estes apoios, veja a fotogaleria seguinte... [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/522774.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/522775.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/522776.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/522777.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/522778.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/522779.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/522780.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/522781.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/522782.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/522772.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/522773.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/522774-1111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/10/522774-2222222.jpg]