Três dos mais recentes modelos da Volkswagen, ID.5, Polo e Taigo, foram classificados com a nota máxima de cinco estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP. Os resultados sublinham os elevados padrões de segurança dos veículos da marca alemã.
Os três novos modelos ID.5, Polo e Taigo da Volkswagen obtiveram a nota máxima de cinco estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP. O SUV Coupé elétrico e os dois novos automóveis pequenos receberam elevadas classificações nos quatro critérios testados: proteção dos ocupantes adultos, das crianças e dos utilizadores mais vulneráveis da estrada e aos sistemas de assistência padrão.
Na categoria "Proteção de Ocupantes para Adultos", o Volkswagen ID.5 recebeu 93% do total de pontos possíveis enquanto o Polo e o Taigo chegaram à pontuação de 94 por cento.
A avaliação é baseada em fatores que incluem impacto frontal, impacto lateral e testes de efeito chicote. O resultado do ID.5 foi determinado com base nos testes de colisão e na avaliação das medidas para o resgate e recuperação mais rápidos possíveis.
Outra característica de segurança importante é o airbag central para os bancos dianteiros, que está instalado nos três modelos Volkswagen testados. Em caso de colisão lateral, isto pode ajudar a prevenir ou pelo menos reduzir o possível contacto com a cabeça das pessoas sentadas à frente.
Proteção de crianças
O Volkswagen ID.5 alcançou um resultado de 89 por cento na categoria "Proteção de Crianças", que se baseia em três critérios importantes: além da proteção fornecida pelos sistemas de retenção para crianças em caso de impacto frontal ou lateral, foca-se também nas opções de instalação segura de cadeiras de criança de várias dimensões, bem como no equipamento que um veículo oferece para o transporte seguro de crianças. O Polo (80 por cento) e o Taigo (84 por cento) também obtiveram uma classificação elevada.
Quanto à categoria "Sistemas de Assistência", o novo SUV-Coupé elétrico da Volkswagen obteve uma classificação de 85 por cento, enquanto Taigo e o Polo alcançaram 70 por cento nesta categoria.
O equipamento de série destes três modelos inclui o Driver Alert System, o sistema de travagem de emergência Front Assist com função de travagem de emergência na cidade e deteção de peões, bem como o assistente de permanência na faixa de rodagem.
LEIA TAMBÉM
Volkswagen ID 3 alcança pontuação máxima nos testes Euro NCAP
No Volkswagen ID.5, os lembretes visuais e sonoros do cinto de segurança (nos bancos da frente), o reconhecimento de ocupação de banco (nos bancos de trás) também foram considerados e avaliados positivamente nesta categoria.
Sistemas de travagem automática
A Euro NCAP avalia igualmente a forma como os sistemas automáticos de travagem de emergência podem proteger os utilizadores de estrada mais vulneráveis, designadamente peões e ciclistas, em caso de colisão iminente.
A Euro NCAP determinou que o sistema de Assistência Frontal – equipamento de série no ID.5, Taigo e Polo – é muito eficaz na deteção destes utilizadores da estrada. O sistema de monitorização da área reconhece situações de distância crítica através de um sensor de radar e de uma câmara e ajuda a encurtar a distância de paragem.
Em situações de perigo, o sistema avisa o condutor visual e acusticamente e também através de um solavanco de travagem e travagem automática. Na área de proteção de peões e ciclistas, o ID.5 obteve um resultado de 76 por cento, seguido de perto pelo Taigo (71 por cento) e Polo (70 por cento).