O Ora Funky Cat e o Wey Coffee 01 da Great Wall receberam cinco estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP, enquanto o Tesla Model Y obteve a mais elevada classificação de sempre na categoria de assistência à condução.
O Tesla Model Y alcançou uma classificação quase perfeita de 98% pelos seus sistemas de assistência à condução. Obteve ainda 97% na categoria de proteção aos ocupantes adultos, 87% na de proteção aos ocupantes infantis e 82% na proteção aos utilizadores vulneráveis da estrada. Tudo isto conjugado resultou numa classificação total de cinco estrelas.
A Euro NCAP referiu que o Tesla Model Y obteve uma elevada pontuação pelo seu sistema de manutenção na faixa de rodagem e pela câmara de monitorização do condutor, tendo ainda elogiado o sistema de visibilidade proporcionado pela câmara do carro, que tem a função de impedir colisões com outros utilizadores da estrada.
Matthew Avery, responsável de pesquisa e estratégia do Thatcham Research, afirmou que o "Tesla Model Y foi excelente nos testes, obtendo resultados impressionantes em todas as categorias de segurança. Alcançou a mais alta classificação de sempre na categoria de assistência à condução".
"Neste capítulo, a Tesla está a impor-se como a referência pela prestação do sistema de segurança de emergência. Todavia, é uma pena que continuem os problemas por resolver relativos à operação segura do seu sistema Autopilot", acrescentou Matthew Avery.
Bons resultados da Great Wall
O SUV Wey Coffee 01 da Great Wall também conquistou cinco estrelas. O modelo, que deverá ser lançado na Europa como concorrente direto do Volkswagen Tiguan, obteve 91% na proteção de ocupantes adultos, 87% para ocupantes infantis e 79% para os utilizadores vulneráveis. Os seus sistemas de segurança obtiveram uma classificação de 94%.
Este resultado significa que os dois modelos chineses ficam pouco atrás do Model Y na classificação da categoria de assistência na condução. "Os dois veículos também impressionaram pela proteção proporcionada aos ocupantes em caso de acidente", sublinhou Matthew Avery.
"Isto não notícias reconfortantes para aqueles que estavam preocupados que a chegada ao mercado de novos concorrentes da China pudesse baixar os níveis de segurança", afirma Matthew Avery.
Por sua vez, Michiel van Ratingen, secretário-geral do Euro NCAP, diz que "já vimos bons resultados de algumas marcas chinesas no passado, mas também outros muito fracos". O responsável adianta que este ano, o Euro NCAP ainda irá testar mais carros chineses do que anteriormente e a Great Wall assume-se como a referência a ser seguida".
Coreanos têm de melhorar
Os resultados dos testes do Euro NCAP também deram cinco estrelas ao SUV elétrico Genesis GV60 e mais de 85% nas categorias de proteção individual, mas na proteção dos utilizadores vulneráveis não foi além de 63%.
LEIA TAMBÉM
Euro NCAP. Cinco estrelas para Volkswagen ID.5, Polo e Taigo
O Kia Niro recebeu quatro estrelas quando está equipado com o pacote de segurança de série, mas o Euro NCAP afirma que poderá melhorar para cinco estrelas com o pacote opcional de segurança.