Momento sempre importante, não apenas na óptica dos construtores automóveis, mas principalmente na perspectiva dos condutores, o European New Car Assessment Programe, ou Euro NCAP, divulgou a lista de modelos mais seguros, que passaram pelos testes de segurança, em 2021. E a verdade é que não faltam surpresas...
Prática já usual após o concluir de cada ano, o European New Car Assessment Programe, ou Euro NCAP, volta, assim, a destacar os esforços feitos pelos construtores automóveis, no domínio da segurança passiva e activa. Dando destaque àqueles que foram, neste caso, em 2021, os modelos que melhores classificações obtiveram, nos testes de segurança e colisão realizados por esta entidade independente, apoiada pela União Europeia.
Ainda sobre esta classificação, sublinhar o facto de estar organizada por classes ou segmentos, até por uma questão de justiça. Já que, quer pelo seu posicionamento, quer pela própria concepção - veja-se, por exemplo, as diferenças de concepção entre um utilitário e um SUV -, modelos de segmentos distintos, dificilmente poderão, ou deverão, ser comparados.
Por outro lado, nota, ainda, para o facto desta lista contabilizar, apenas e só, modelos testados em 2021, ou seja, segundo os mesmos parâmetros. Isto, porque os testes têm vindo a ser melhorados todos os anos, elevando constantemente o nível de exigência. O que faz com que, um modelo com cinco estrelas em 2020, não tenha sido submetido ao mesmo grau de exigência, dos veículos que foram testados em 2021.
LEIA TAMBÉM
Euro NCAP actualiza protocolos e testes de colisão já em 2020
Finalmente e sobre as classificações atribuídas, a explicação, por parte do Euro NCAP, de que se baseiam num cálculo, utilizando a soma ponderada das pontuações conseguidas em cada uma das quatro áreas de avaliação: Ocupante Adulto, Ocupante Infantil, Segurança de Peões e Assistência de Segurança. Sendo que o organismo salienta, ainda, que utiliza, sempre, como elemento de análise, a versão base do modelo em causa, ignorando qualquer equipamento opcional.
E os mais seguros foram…
Esclarecidos estes aspectos e passando à lista dos veículos mais seguros, em 2021, segundo a Euro NCAP, destaque, desde logo, para a novíssima berlina 100% elétrica da Mercedes-Benz, o EQS, que surge em posição de liderança, não em um, mas em dois rankings.
Revisitados os resultados obtidos ao longo de 2021, o Mercedes-EQ EQS conseguiu ser o modelo mais seguro, não apenas na classe dos 'Executivos', como também na nova categoria 'Best in Class' para veículos elétricos. Eleição que, acrescente-se, compara, ao contrário do que acontece nas restantes categorias, veículos de segmentos diferentes, já que é feita em função do sistema de propulsão e não com base no tamanho do mesmo.
Passando às restantes categorias, 2021 trouxe, igualmente, a vitória do Skoda Enyaq iV entre os 'Todo-o-Terreno Grandes', ao passo que o novo Skoda Fabia conseguiu ser eleito como o mais seguro entre os 'Pequenos Familiares'.
Já na categoria dos 'Pequenos MPV', a escolha do novo Toyota Yaris Cross como a proposta mais segura, enquanto, ente os 'Pequenos Todo-o-Terreno', a escolha recaiu no Nissan Qashqai.
Todos cinco estrelas, mas…
Embora todas estas propostas tenham recebido as cinco estrelas de classificação máxima, nos testes de segurança do Euro NCAP, também é verdade que todos eles acabaram registando pontuações distintas, nos mais diferentes parâmetros. Com o EQS, por exemplo, a somar 96 por cento no teste 'Ocupante Adulto', 91 por cento na análise 'Ocupante Infantil', 76 por cento na 'Segurança de Peões' e 80 por cento na 'Assistência de Segurança'.
Quanto ao Skoda Enyaq iV, terminou com 94 por cento para o 'Ocupante Adulto', 89 por cento para o 'Ocupante Infantil, 71 por cento nos 'Peões' e 82 por cento na 'Assistência à Segurança'. Enquanto o Fabia fez, nesses mesmos parâmetros, 85 por cento, 81 por cento, 70 por cento e 71 por cento.
Finalmente, o Toyota Yaris Cross conseguiu 86 por cento, 84 por cento, 78 por cento e 81 por cento, ao passo que, o Nissan Qashqai, fez 91 por cento, 91 por cento, 70 por cento e 95 por cento.
"Parabéns tanto aos vencedores, como aos vice-campeões"
Em declarações após a divulgação destes resultados, o Secretário-Geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen, recordou que, "vimos um grande número de novos modelos a chegar ao mercado, muitos deles elétricos ou híbridos, e muitos deles a alcançarem classificações de cinco estrelas, apesar dos requisitos exigentes".
Assim, "parabéns, tanto aos vencedores, como aos vice-campeões, alguns dos quais eram candidatos muito fortes ao primeiro lugar, nas respetivas categorias".