O Fiat Ducato alcançou o melhor resultado entre os veículos comerciais nos testes de segurança de 2022 do Euro NCAP e é o primeiro do segmento distinguido com medalha de platina.
Para apurar quais são os melhores e os piores veículos comerciais disponíveis no mercado europeu, o Euro NCAP testou 19 modelos, com o objetivo de avaliar os sistemas de prevenção de acidentes, assim como o comportamento dos mesmos.
A Euro NCAP considera que se está a registar uma evolução lenta mas progressiva neste domínio, já que alguns modelos estão melhor equipados do que no ano anterior, contando com sistemas que funcionam melhor.

No ano passado, esta organização europeia de segurança rodoviária alertou para o reduzido número de dispositivos de segurança dos veículos comerciais, salientando que como são viaturas de trabalho em muitos operadores de distribuição e de pequenos empresários passam muito tempo nas estradas. Atendendo aos seus pesos e dimensões representam um elevado risco para os veículos mais pequenos e para os utilizadores mais vulneráveis das estradas em caso de acidente.
LEIA TAMBÉM
Cinco estrelas para Volkswagen Caddy nos testes Euro NCAP
A nova legislação irá obrigar os fabricantes a introduzirem muitos dos sistemas de assistência à condução que já estão disponíveis nos ligeiros de passageiros. Enquanto isso não acontece, o Euro NCAP publica classificações de comerciais ligeiros para encorajar as marcas a incluírem mais rapidamente sistemas avançados.
Só um "Não Recomendado"
Na classificação de 2022, apenas um veículo recebeu a menção "Não recomendado" contra cinco em 2021. Enquanto o Fiat Talento foi descontinuado, o Opel Movano é agora construído com base na plataforma Stellantis e recebe a medalha de bronze.
O Renault Master também ganhou a medalha de bronze, graças a pequenas mas consideráveis melhorias nos sistemas de assistência à velocidade e à manutenção de faixa. O seu irmão gémeo, Nissan Interstar (anteriormente NV400) também recebeu estas melhorias, mas ainda não dispõe do sistema autónomo de travagem de emergência e, assim, continua na categoria "Não Recomendado".

O Renault Trafic foi revisto e a sua segurança melhorou consideravelmente desde o último teste. Agora conta com um robusto sistema autónomo de travagem de emergência, o que lhe valeu a medalha de prata.
O novo Fiat Ducato foi, no entanto, o grande vencedor da edição de 2022, graças aos avançados sensores, que detetam peões e ciclistas, ultrapassando os padrões vigentes. A classificação de 88% deixou-o numa posição destacada face à concorrência e tornou-se no primeiro comercial a conquistar a medalha de platina.
Lamentavelmente, os outros veículos da Stellantis com a mesma plataforma - Peugeot Boxer, Citroën Jumper e Opel Movano - ainda não receberam a mesma atualização de segurança e não receberam a mesma distinção do Fiat Ducato.
