Assistência à condução. Euro NCAP elege BMW iX3 como o melhor de sete

O BMW iX3 foi eleito pelo Euro NCAP como o carro, de um lote de sete, com a melhor assistência à condução em Estrada e Auto-Estrada.

O Euro NCAP acaba de divulgar os resultados dos testes feitos aos sistemas de apoio à condução, em veículos equipados com tecnologia de Assistência em Auto-Estrada, com a tecnologia presente no crossover elétrico BMW iX3 a surgir como a única galardoada com a classificação 'Muito Bom'.

Após uma bateria de testes em que foram colocados à prova, pelo organismo independente responsável pela realização dos testes de colisão de todos os veículos novos comercializados na União Europeia, Euro NCAP, sete modelos automóveis, destaque para o facto de apenas um modelo - BMW iX3 - ter conseguido a classificação "Muito Bom".

Pelo contrário, apenas dois dos modelos testados, Ford Mustang Mach-E e CUPRA Formentor, conseguiram que os seus sistemas de assistência à condução em auto-estrada, fossem qualificados de 'Bom'.

BMW iX3
BMW iX3

Finalmente e entre os restantes modelos submetidos a estes testes, Polestar 2 e Hyundai Ioniq 5 viram os seus sistemas de assistência classificados como ' Moderado', enquanto o Toyota Yaris e o Opel Mokka oferecem tecnologias que não vão além do nível 'Básico'.

Condutor nunca é dispensável, alerta Euro NCAP

Ainda sobre os sistemas de assistência à condução em estrada e auto-estrada que ajudam o condutor a manter uma velocidade constante, uma distância segura para o carro da frente, e manter o veículo no centro da faixa, combinando, de forma inteligente, o Controlo de Cruzeiro Adaptativo (ACC) e a Manutenção na Faixa de Rodagem (LC), o Euro NCAP não deixa de sublinhar que estes sistemas são projectados para auxiliar o motorista e não para assumir o controlo do veículo.

Como tal, o esperado é que o condutor mantenha, sempre, as mãos no volante e os olhos na estrada.

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Também por este motivo, os testes do Euro NCAP centraram-se, não somente, no apurar da capacidade do carro em ajudar e promover uma condução mais segura, como também em avaliar a forma como o sistema envolve o condutor na condução. E, se o inesperado acontecer, qual a protecção de segurança é oferecida pelo veículo.

Tecnologia de vários níveis e preços

Na conclusão a estes testes, o Euro NCAP recorda, ainda, que, depois de ter sido estreada em veículos premium, estas tecnologias acabaram tornando-se populares e estão, já hoje em dia, disponíveis em praticamente todos os segmentos. Embora e conforme também faz questão de salientar o organismo, com vários graus de sofisticação e preços distintos.

De resto, a entidade também recorda que, nos testes realizados em anos anteriores, como foi o caso de 2018 e 2020,  foram encontrados alguns modelos que prometiam mais do que efectivamente conseguiam oferecer, em termos de tecnologias de apoio à condução em estrada.

Ford Mustang Mach-E GT
Ford Mustang Mach-E GT

No entanto e já nestes últimos testes realizados, o Euro NCAP elogia o facto de todos os modelos oferecerem um bom equilíbrio entre a Competência dos Sistemas de Assistência, ou seja, o nível máximo de ajuda que a tecnologia consegue proporcionar ao condutor, e o Envolvimento do Condutor, sinónimo do quão o condutor se sente impelido/motivado para manter o controlo da condução e não a entregá-la, ainda que por breves instantes, ao Automóvel.

Construtores estão mais claros, conclui Euro NCAP

"Esse equilíbrio, entre assistência e envolvimento, é crucial", defende o Secretário-Geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen. Salientando que, "os automóveis ainda não são capazes de uma condução totalmente automatizada e os condutores não devem ser enganados e levados a pensar que sim".

Como tal, "estamos satisfeitos que os fabricantes representados nesta ronda de testes, tenham deixado claro o nível de assistência que conseguem fornecer", conclui o mesmo responsável.

Polestar 2
Polestar 2

Ainda assim, o Euro NCAP não deixa de salientar algumas particularidades, como é o caso do modelo mais bem cotado, o BMW iX3, contabilizar uma série de sensores que ainda não é possível encontrar na restante gama X3, com motores de combustão. Pelo que, a qualificação atribuída, apenas diz respeito à versão 100% elétrica.

Já no caso do Polestar 2, modelo que obteve uma classificação 'Moderado', em grande parte devido ao desempenho da tecnologia 'Vehicle Assistance', a Euro NCAP afirma disponível para poder voltar a avaliar o veículo, assim que o veículo receber a atualização OTA que marca sueca tem previsto realizar ao software do modelo.