Diz estudo. Maioria dos condutores portugueses compra usados a gasóleo

As marcas investem forte nos elétricos, mas a maioria dos portugueses continua a conduzir veículos a gasóleo e…usados, segundo refere estudo

As marcas investem forte nos elétricos, mas a maioria dos portugueses continua a conduzir veículos a gasóleo e…usados, segundo refere estudo recente. 

Apesar da forte ofensiva das marcas no lançamento de novos modelos elétricos, a verdade é que a maioria dos condutores portugueses utiliza veículos a gasóleo. 

De acordo de um estudo de mercado do Standvirtual, realizado em parceria com a Marktest, sobre "Padrões de Comportamento na Compra de Automóveis", cerca de 56% dos consumidores conduz regularmente um veículo diesel (56%), seguindo-se os automóveis a gasolina (42%). Por sua vez, os veículos movidos a GPL e os eletrificados têm uma expressão mínima: cerca de 1% em ambos os casos.

Bocais AdBlue Diesel

Questionados se o veículo que conduzem era usado, 66% dos entrevistados, respondeu afirmativamente. Contudo, 34% refere que optou por adquirir um veículo novo para utilizar no dia-s-dia. No processo de tomada de decisão relativo à aquisição do veículo, cerca de 45% dos consumidores que adquiriu um veículo novo ponderou comprar um usado.

Portugueses pensam em novos mas…

De acordo com os dados do estudo "Padrões de Comportamento na Compra de Automóveis", 36% dos entrevistados afirmaram que pretendem adquirir uma viatura nova quando pensam em comprar o seu próximo veículo. Já para 30% dos inquiridos, a intenção de compra recai nos usados. Os restantes 34% dizem não ter uma opinião formada sobre este tema. Segundo o Standvirtual, estes resultados indicam que os consumidores estão cada vez mais divididos entre os dois mercados.

Relativamente a intervalos de valores, cerca de 29% dos inquiridos afirma estar dispostos a pagar entre 5000 e 10 000 euros por um automóvel usados, enquanto 23% admite gastar entre 10 000 a 15 000 euros. Seguem-se 17% que pagariam entre 15 000 a 20 000 euros. 

No que se refere a viaturas novas, 39% dos inquiridos estariam dispostos a pagar até 20 000 euros. Já 28% e 13% dos entrevistados admitem pagar entre 20 000 a 25 000 euros e entre 25 000 a 30 000 euros.

Elétricos no topo das preferências

Quanto à tipologia de veículos novos a adquirir no futuro, os elétricos aparecem no topo das preferências, com 32%, seguindo-se as viaturas a gasolina (23%) e gasóleo (17%). Entre os principais motivos mencionados que ajudariam a fechar negócio de uma viatura nova destacam-se os descontos no preço (80%), as ofertas de revisões na marca (45%) e de equipamento no automóvel (38%).

LEIA TAMBÉM
Usados. Portugueses continuam a preferir comprar veículos a gasóleo

Quando se trata de compra de usados, a maioria dos entrevistados (38%) mostra preferência pelos veículos diesel devido aos baixos consumos. Os automóveis a gasolina e os híbridos plug-in também são citados por 22% dos entrevistados. Os elétricos, por seu lado, não têm mais de 9% das preferências.