Reino Unido. Apenas 1% dos donos de EV admite trocar por combustão, diz estudo

Um estudo levado a cabo no Reino Unido conclui que, menos de 1% dos donos de EV ou PHEV, admite regressar a motores só de combustão.

Um estudo levado a cabo no Reino Unido conclui que, menos de 1% dos condutores que adquiriram um Veículo Elétrico (EV) ou Híbrido Plug-In (PHEV), pensam regressar, um dia, a um automóvel com motor exclusivamente de combustão.

Apesar do preço ainda elevado dos veículos elétricos, assim como das dificuldades ainda existentes no que à rede de carregamento diz respeito, é caso para dizer que, aconteça o que acontecer, tanto o Veículo Elétrico, como o Híbrido Plug-In (PHEV) já conquistou o seu espaço junto dos consumidores. A começar, pelos condutores britânicos!

Embora promovido por parte interessada, mais concretamente, uma plataforma britânica de gestão de postos de carregamento para veículos elétricos (EV) de nome Zap-Map, o estudo em questão, realizado com base nas respostas de mais de 2.000 proprietários de EV e PHEV, garante que, 91% dos inquiridos, já não admite substituir, um dia, o seu elétrico, por um automóvel com motor de combustão.

Carros Elétricos
A oferta de veículos elétricos, nomeadamente na Europa, é cada vez maior

Segundo estes mesmos dados, apenas menos de 1% das respostas, revela a vontade de regressar a um veículo movido a combustíveis fósseis. Ao passo que, cerca de 9%, admite poder vir a fazê-lo, um dia.

Igualmente interessante, é o facto de, segundo revela também a Zap-Map, a maioria dos participantes neste estudo (73%), realizado no passado mês de novembro de 2020, serem estreantes na Mobilidade Elétrica. Ou seja, é a primeira vez que possuem um EV ou PHEV. Sendo que, 52%, comprou mesmo o seu primeiro modelo do género, durante o ano de 2020.

LEIA TAMBÉM
Será um veículo elétrico mais económico? Veja esta comparação

Questionados sobre o nível de satisfação com o seu veículo elétrico ou eletrificado, 91% da totalidade proprietários de EV disseram sentir-se totalmente satisfeitos com o seu automóvel, ao passo que, entre os proprietários de veículos com motores de combustão, apenas 72% manifesta opinião igual.

ID.3, Niro PHEV e Série com maior índice de satisfação

Neste trabalho, a Zap-Map também quis saber quais os modelos elétricos que maiores índices de satisfação conseguiram junto dos inquiridos britânicos, com os resultados a demonstrarem que, "Volkswagen ID.3, Kia Niro Plug-In Hybrid e BMW Série 3, conseguiram uma taxa de satisfação de 100%; Tesla Model 3 e Kia e-Niro, de 96%; e Hyundai Kauai Electric, de 94%".

Volkswagen ID.3
O novo Volkswagen ID.3 é um dos modelos cujo índice de satisfação, junto dos proprietários, é de 100%

O estudo conclui ainda que "praticamente todos os modelos, incluindo alguns particularmente populares, como é o caso do Renault Zoe (92%) e Nissan Leaf (90%), conseguiram, igualmente, elevadas taxas de comprometimento dos proprietários".

A terminar, a Zap-Map recorda o facto do estudo ter tido lugar numa altura em que o mercado dos EV cresce fortemente, com 9,7% dos automóveis vendidos até novembro de 2020, a contarem com uma tomada. O que é também uma subida impressionante, face aos 3,2% registados em 2019, e, ainda mais, quando comparada com o registo de 1,1%, obtido em 2015.