A qualidade do ar foi o objecto em análise nesta experiência levada a cabo pela Ford, com a colaboração de empresas como a Vodafone, Sky, Speedy Hire, Transport for London ou o Aeroporto de Heathrow.
A Ford acredita que a transição para um sistema de frotas electrificadas, faz parte da solução face ao problema da má qualidade do ar dos centros urbanos. Num estudo que se desenrolou ao longo de 12 meses, a marca americana analisou ao pormenor os dados recolhidos pelos 20 furgões Ford Transit Plug In Hybrid, que participaram neste projecto avaliado em 5,2 milhões de euros e co-financiado pelo governo britânico.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018_FORD_TRANSIT_PHEV__10.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018_FORD_TRANSIT_PHEV__01.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018_FORD_TRANSIT_PHEV__02.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018_FORD_TRANSIT_PHEV__03.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018_FORD_TRANSIT_PHEV__04.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018_FORD_TRANSIT_PHEV__05.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018_FORD_TRANSIT_PHEV__06.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018_FORD_TRANSIT_PHEV__07.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018_FORD_TRANSIT_PHEV__08.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018_FORD_TRANSIT_PHEV__09.jpg]O objectivo desta experiência era o de testar se os furgões podiam exercer as habituais funções diárias, dos veículos a gasóleo, utilizando apenas a locomoção eléctrica, promovendo a qualidade do ar. A frota de furgões percorreu mais de 240.000 km de estrada, onde cerca de 75% dessa distância foi coberta no centro de Londres, sem o auxilio do motor a combustão.
Mark Harvey, director do programa 'Urban Electrified Van', sublinhou: "A mobilidade livre de emissões é essencial para o futuro das nossas cidades e dos seus cidadãos, mas sabemos que temos ainda de enfrentar diversos obstáculos na mudança para a electrificação. Sabemos também que as empresas ainda têm preocupações legítimas sobre a autonomia dos veículos totalmente eléctricos, bem como a sua rentabilidade e a sua fiabilidade. Estes testes ajudaram a Ford e os seus clientes a perceber em que medida os veículos PHEV podem contribuir para alcançar metas de qualidade de ar urbano sem comprometer a produtividade."
Depois de concluída a experiência em solo britânico, a Ford prepara já uma nova sessão de ensaios que se vão desenrolar nas cidades de Valência, em Espanha e de Colónia, na Alemanha. Às Ford Transit utilizadas anteriormente, vão-se juntar-se agora as novas Ford Torneo Custom Plug-In Hybrid. Ambos estreiam a tecnologia híbrida nesta classe de veículos.