Espécie de híbrido com 2000 cv. Automobili Estrema apresenta o Fulminea

A Automobili Estrema acaba de apresentar o Estrema Fulminea, um hiperdesportivo eléctrico e revolucionário de 2.069 cv, para 2023.

Um novo e desconhecido pequeno fabricante italiano, de nome Automobili Estrema, acaba de dar a conhecer a sua primeira criação: o Estrema Fulminea, um hiperdesportivo eléctrico a anunciar 2.069 cv de potência, graças àquela que o fabricante diz ser a tecnologia de propulsão "híbrida" mais avançada do mercado. Já para 2023.

Apresentado em pleno Museu Automóvel de Turim, Itália, o Estrema Fulminea apresenta um sistema de propulsão elétrico composto por quatro motores, que, em conjunto, permitem anunciar, segundos os seus criadores, 2.069 cv de potência. Ainda que e segundo também salienta a Automobili Estrema, a verdadeira "jóia" de todo o sistema, esteja, não nos motores, mas na tecnologia das baterias - basicamente, um sistema "híbrido" que junta ultracapacitores e baterias de estado sólido.

Ambos descritos como soluções tecnológicas de ponta, a verdade é que os supercapacitores têm já aplicação comprovada, nomeadamente, no Lamborghini Sián. Já as baterias de estado sólido, são algo que, pelo menos até ao momento, ainda não têm aplicação conhecida, num veículo em produção.

O Estrema Fulminea e os seus criadores

No entanto e apesar deste facto, o CEO da Automobili Estrema, Gianfranco Pizzuto, veio já garantir capacidade para tal. Não somente porque, defendeu, estarmos a falar de uma proposta da qual serão feitas não muitas unidades, mas também fruto do know-how do seu parceiro, o Avesta Battery & Energy Engineering Group, ou ABEE Group.

LEIA TAMBÉM
Automobili Pininfarina conclui programa de testes com hipercarro Battista

Aliás e ainda sobre o pack de baterias "híbrido", o construtor italiano avança que será produzido, tal como as baterias de iões de lítio de estado sólido, em cooperação com a empresa IMECAR Elektronik.

Segundo a Automobili Estrema, os dois tipos diferentes de células serão acomodados em duas caixas distintas, fabricadas em fibra de carbono, com a mais pequena, contendo os ultracapacitores, a ficar alojada à frente do eixo da frente, enquanto a segunda, com as células de iões de lítio em estado sólido, maior nas dimensões, a ficar situada logo atrás do cockpit. Isto, também com forma de garantir uma distribuição de peso perto da ideal.

O sistema de propulsão do Fulminea com os dois packs de células

Com esta solução, o Estrema Fulminea deverá anunciar um peso total de cerca de 1.500 kg, sendo que, aproximadamente 300 kg, serão do sistema híbrido de propulsão. Algo que, no entanto, encontra justificação naquela que será uma densidade energética sem precedentes, de cerca de 500 Wh/kg. Isto, ao mesmo tempo que capacidade combinada surge fixada nos 100 kWh.

Assim e quanto conectado a um carregador rápido DC, o hiperdesportivo deverá ser capaz de recuperar entre 10 e 80% da capacidade de carga, em menos de 15 minutos.

A iluminação traseira recorre a painéis de metacrilato reciclado altamente transparentes com luzes LED RGB

Dos 0 aos 100 km em apenas 2s

Quanto aos já referidos 2.069 cv de potência, a Estrema acredita que serão suficientes para permitir que o Fulminea acelerar dos 0 aos 100 km/h em cerca de 2,0 segundos. Promessa que, ainda assim, não impedirá o modelo de conseguir autonomias na ordem dos 520 km, já segundo o ciclo WLTP.

Novidade são, também, as soluções de iluminação, com as luzes dianteiras a conjugarem as tecnologias LED e laser, integrando uma assinatura luminosa que se assemelha, no desenho, a um raio.

Já na traseira, a promessa de um conjunto de painéis de metacrilato reciclado altamente transparentes com luzes LED RGB, criando assim um efeito de fibra óptica.

A iluminação, à frente exibindo uma conjugação entre LED e laser, é um dos aspectos revolucionários do Fulminea

Quanto à terceira luz de Stop, é integrada numa espécie de barbatana de tubarão transparente, que atravessa toda a traseira do carro.

Apenas 61 unidades

Finalmente e ainda na apresentação realizada no Museu do Automóvel de Turim, a Automobili Estrema anunciou que apenas pensa fazer 61 unidades deste Fulminea, assumindo igualmente como objectivo entregar as primeiras unidades durante o terceiro trimestre de 2023.

Quanto ao preço, o construtor pensa pedir por cada um destes Fulminea, cerca de dois milhões de euros.

A barbatana de tubarão transparente que também integra a terceira luz de stop