A oferta de veículos elétricos a bateria tem vindo a aumentar e os preços têm vindo a diminuir, embora o custo de aquisição ainda seja em muitos casos bastante superior aos seus congéneres de combustão.
Alguns dos elétricos mais acessíveis são fabricados na China, mesmo de marcas europeias, caso da Dacia, por exemplo, mas também existem cada vez mais opções de veículos elétricos produzidos na Europa.
Quando se equaciona a aquisição de um elétrico mais barato, o comprador deve levar em consideração a sua autonomia, já que para a marca conseguir comercializar a um preço mais acessível teve de o fazer renunciando à autonomia, utilizando baterias com menor capacidade e mais económicas. Se a autonomia for um critério importante manda a prudência que se opte por um outro modelo elétrico ou por uma versão com maior capacidade de bateria e, portanto, mais caro.
O potencial comprador também deve levar em consideração o carregador de bordo. Alguns elétricos mais baratos não têm opção de carga rápida, podendo dificultar a realização de viagens mais longas.
Conheça os cinco veículos elétricos que atualmente estão em comercialização em Portugal. Nesta lista consideramos apenas os ligeiros de passageiros e não outras alternativas como os quadriciclos, de que o Citroën Ami é um exemplo.