Estes são os cinco elétricos mais acessíveis em Portugal

A oferta de veículos elétricos vai sendo alargada e já é possível adquirir modelos por menos de 30 mil euros, mas com baterias relativamente pequenas e autonomias limitadas. Conheça as cinco propostas mais acessíveis atualmente em comercialização, sendo que a maioria nem sequer é chinesa ou fabricada naquele pais.

A oferta de veículos elétricos a bateria tem vindo a aumentar e os preços têm vindo a diminuir, embora o custo de aquisição ainda seja em muitos casos bastante superior aos seus congéneres de combustão.

Alguns dos elétricos mais acessíveis são fabricados na China, mesmo de marcas europeias, caso da Dacia, por exemplo, mas também existem cada vez mais opções de veículos elétricos produzidos na Europa.

Quando se equaciona a aquisição de um elétrico mais barato, o comprador deve levar em consideração a sua autonomia, já que para a marca conseguir comercializar a um preço mais acessível teve de o fazer renunciando à autonomia, utilizando baterias com menor capacidade e mais económicas. Se a autonomia for um critério importante manda a prudência que se opte por um outro modelo elétrico ou por uma versão com maior capacidade de bateria e, portanto, mais caro.

O potencial comprador também deve levar em consideração o carregador de bordo. Alguns elétricos mais baratos não têm opção de carga rápida, podendo dificultar a realização de viagens mais longas.

Conheça os cinco veículos elétricos que atualmente estão em comercialização em Portugal. Nesta lista consideramos apenas os ligeiros de passageiros e não outras alternativas como os quadriciclos, de que o Citroën Ami é um exemplo.

1 - Dacia Spring Essential - 16 900€

O elétrico mais acessível que atualmente se encontra em comercialização em Portugal é o Dacia Spring. Trata-se de um modelo de segmento A, com comprimento exterior de 3,74 metros,, muito simples e austero, que cumpre os requisitos de quem procura uma viatura com emissões zero para utilização urbana. O habitáculo permite acomodar quatro adultos, mais do que isso é otimismo excessivo, e a bagageira oferece um volume de 290 litros.

A linha motriz compreende um motor elétrico que desenvolve uma potência de 45 cv (33 kW) e um binário de 125 Nm, sendo alimentado por uma bateria de 27,4 kWh, que na melhor das hipóteses permite percorrer até 230 km em ciclo combinado WLTP. Uma carga completa num posto de 7,4 kW demora cerca de 5h00 e numa tomada doméstica cerca de 14 horas.

Num posto rápido é possível recuperar até 80% da capacidade da bateria em menos de uma hora (30 kW). Em termos de segurança, o Dacia Spring nunca fica bem classificado nos testes Euro NCAP, antes pelo contrário.

2 - Citroën ë-C3 You - 23 300€

Um dos automóveis elétricos mais acessíveis do mercado e fabricado na Europa é o Citroën ë-C3 no nível de equipamento de entrada, You.

Construído a partir de uma plataforma desenvolvida especificamente para veículos elétricos, o utilitário da marca do double chevron apresenta um comprimento exterior de 4,02 metros e uma distância entre-eixos de 2,54 metros, permitindo acomodar quatro adultos com conforto no habitáculo. A bateria eleva o piso, roubando espaço para os pés sob os pé dianteiros. A bagageira oferece uns aceitáveis 310 litros.

A linha motriz compreende um motor elétrico de 113 cv (83 kW), alimentado por uma bateria de 44 kWh, que anuncia uma autonomia de até 326 km. Equipado de série com carregador interno de 7,4 kW, o Citroën ë-C3 precisa de 5h40 para carregar dos 20 aos 100% na wallbox monofásica da Citroën. Com o carregador de 11 kW e wallbox trifásica, o tempo desce para 3h50. A possibilidade de receber 100 kW permite repor dos 20 aos 80% em 26 minutos.

A  dotação de série da versão de entrada You inclui suspensão Citroën Advanced Comfort, que é uma estreia neste segmento, o Citroën Head Up Display e o 'My Citroën Play' com estação para smarthone, o planeador de viagem inteligente e-Routes, além de vários sistemas de apoio à condução, destacando-se o sistema de travagem de emergência Active Safety Brake, programador de velocidade com limitador, assistência ao arranque em subida, alerta de saída de faixa ativo, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta da atenção do condutor, alerta de risco de colisão e seis airbags (frontais, laterais e de cortina).

3 - MG 4 Standard - 27 300€

Fabricado na China pela SAIC Motor e dimensões compactas, com um comprimento exterior de 4,29 metros, o MG 4 projetado de raiz como veículo elétrico, estando equipado com uma bateria de 51 kWh, que lhe permite percorrer até 350 km, de acordo com o ciclo WLTP.

O MG 4  conta com um motor elétrico de 170 cv (125 kW) e 250 Nm, sendo a tração assegurada pelas rodas dianteiras. Nesta versão, o carregamento em corrente alterna pode ser efetuado a 6,6 kW, demorando a bateria a recuperar por completo a bateria em 8h05m. Numa tomada doméstica de 220V, a operação demora cerca de 25h00. Em corrente contínua é possível recuperar até 80% da carga útil em 54m num posto de 50 kW e 37m num de 88 kW.

O MG 4 pode transportar confortavelmente cinco pessoas no seu habitáculo bastante espaçoso, graças aos 2,71 metros de distância entre eixos. Em configuração standard, a bagageira oferece 350 litros de capacidade, que pode chegar aos 1165 litros com os bancos traseiros rebatidos. Este modelo está equipado com a bateria de menor espessura da classe, medindo apenas 110 mm de altura. A altura do habitáculo promete por isso muito espaço, mesmo para adultos de maior estatura.

4 - Fiat 500e Berlina - 28 137€

O primeiro elétrico da Fiat é o 500e, modelo de segmento A com comprimento de 3,6 metros e homologado para quatro ocupantes. Este modelo mantém os elementos mais identitários do modelo como é o caso das óticas redondas, que foram reformuladas para ganharem um ar mais moderno. O mesmo sucedeu com o logotipo da Fiat na frente, trocado pelo emblema “500”. O habitáculo também herdou elementos com formas arredondadas inspirados no histórico 500, caso do painel de bordo.

A linha motriz compreende um motor elétrico com 90 cv (70 kW), alimentado por uma bateria de 24 kWh, que oferece uma autonomia de até 190 km em ciclo WLTP. Uma carga completa num ponto de carregamento de 11 kW demora quase 4h30m e numa tomada doméstica de 220V cerca de 15h00.

5 - Renault Mégane E-Tech evolution 130 cv autonomia urbana - 32 990€

A versão mais acessível do Renault Mégane E-Tech é a evolution autonomia urbana, que associa uma bateria com capacidade de 40 kWh a uma motorização elétrica que desenvolve uma potência de 130 cv (96 kW) e um binário de 250 Nm, permitindo percorrer até 300 km em ciclo WLTP, embora em condições reais não vá além de 260 km.

Para recuperar a carga é possível recorrer a corrente alterna de 7,4 kW, operação que demora cerca de 6h30m. Numa tomada doméstica de 220V (2,3 kW) já são necessárias 21 horas para uma carga completa. A bateria de 40 kWh do Mégane E-Tech também pode ser carregada em corrente contínua com uma potência de até 130 kW, permitindo repor energia suficiente para 150 km em cerca de 27 minutos.

Com um comprimento exterior de 4,20 metros e uma distância entre-eixos de 2,69 metros, o Megane E-Tech foi o primeiro modelo da Renault a utilizar a plataforma CMF-EV da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. O habitáculo permite acomodar cinco ocupantes, enquanto a bagageira oferece uns aceitáveis 440 litros de capacidade.