A versão final de produção do Aston Martin elétrico, o RapidE, está exposta pela primeira vez ao público no Salão de Shangai. Limitado a 155 unidades, o modelo promete oferecer as mesmas sensações do anterior Rapide a gasolina... Depois da versão conceptual de 2015 a anunciar que o futuro do Rapide seria sem combustão, foi agora revelado o primeiro Aston Martin elétrico. Apresentando-se como um modelo bastante evoluído a nível tecnológico, como fica demonstrado pelo sistema de 800 volts, tem ainda algumas particularidades, como a opção por colocar os dois motores elétricos sobre o eixo traseiro, fazendo com que as rodas posteriores lidem "sozinhas" com os seus 610cv de potência... https://www.youtube.com/watch?v=BGY5lciXsfQ
As rodas traseiras vão sofrer...
A marca britânica, que desenvolveu este modelo com apoio da Williams Advanced Engineering, garante que, no seguimento de projetos especiais como o
Vulcan, as
edições Zagato e o
DB4 Continuation, também o RapidE apresenta "níveis superiores de performance, trabalho artesanal e exclusividade, ao mesmo tempo de transporta a Aston Martin para um reino 100% elétrico". E para dar a este modelo a coroa entre os GT elétricos, os engenheiros de Woking trabalharam afincadamente. Desde logo na aerodinâmica, 8% mais eficaz que no anterior Rapide de combustão. Para tal surgem especificidades como uma grelha em favo de mel, devido à menor necessidade de ar para a refrigeração, e ainda um novo fundo para o carro. Ele é responsável por garantir o mínimo atrito enquanto o ar é canalizado desde o splitter dianteiro até ao novo difusor traseiro, mais largo e sem interferências dos escapes no seu design. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/04/Rapide-E-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/04/Rapide-E-2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/04/Rapide-E-3.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/04/Rapide-E-4.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/04/Rapide-E-5.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/04/Rapide-E-6.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/04/Rapide-E-7.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/04/Rapide-E-8.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/04/Rapide-E-9.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/04/Rapide-E-10.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/04/Rapide-E-11.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/04/Rapide-E-1-11111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/04/Rapide-E-9-2222222.jpg] Mas é nas especificações que o RapidE mostra o seu potencial. Os dois motores elétricos colocados no eixo traseiro fornecem 610cv e 950Nm, que são geridos pelas duas rodas através de um diferencial autoblocante. Permitindo optar entre os modos de condução GT, Sport e Sport +, a marca afirma que as molas e amortecedores foram configurados de forma a replicar "as características puras de condução de um
Rapide AMR a gasolina" que tem um V12 de 600cv. A velocidade máxima fica situada nos 250 km/h, sendo ainda revelada uma recuperação entre os 80 km/h e os 110km/h em apenas 1,5 segundos. Além disso, é referido que os 800 volts dotam o Aston Martin elétrico da capacidade de "cumprir a fundo uma volta ao Nurburgring sem quebra de performance da bateria ou dos motores".
Carregamento a alta velocidade
Se o fabricante britânico avança que os
800 volts (também prometidos, por exemplo, para o Porsche Taycan) ajudam nas performances, será principalmente na autonomia que o seu impacto de faz sentir. Mais precisamente, na forma veloz como o RapidE será capaz de colocar energia nas baterias para recuperar o máximo de 320km que fornece o pack de 65 kWh. Como está prometida uma velocidade de carga de 500km por hora com potências acima dos 100 kW (e a 300 km por hora com os 50kW e 400 volts), seguramente os clientes não precisam de marcar quarto de hotel para uma "sesta" enquanto esperam que a aplicação os avise que o carro está pronto. Aliás, este App é uma das soluções criadas pela marca para facilitar a adesão à mobilidade elétrica, tal como o painel de instrumentos digital com 10'' onde existem várias informações e grafismos específicos para estes modelos. Para quem prefira ligar a tomada em casa, foi ainda confirmado que o primeiro Aston Martin elétrico vai demorar apenas três horas a carregar totalmente, graças a um dos mais avançados sistemas 'AC on-board charger' da atualidade. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/04/Rapide-E-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/04/Rapide-E-2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/04/Rapide-E-3.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/04/Rapide-E-4.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/04/Rapide-E-5.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/04/Rapide-E-6.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/04/Rapide-E-7.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/04/Rapide-E-8.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/04/Rapide-E-9.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/04/Rapide-E-10.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/04/Rapide-E-11.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/04/Rapide-E-1-11111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2019/04/Rapide-E-9-2222222.jpg]
Este Aston Martin RapidE deverá, provavelmente, ganhar protagonismo no grande ecrã nos próximos tempos. Afinal, foi já anunciado que o próximo carro de James Bond será elétrico. E bem sabemos como Aston Martin "rima" com 007... Veja também: