Estará a Foxconn a desenvolver um elétrico para a Nissan?

A Foxconn está a desenvolver quatro veículos elétricos novos, sendo que dois deles são para duas marcas japonesas. Uma delas, poderá ser a Nissan.

Conhecida por fabricar smartphones iPhone para a Apple, a tecnológica de Taiwan Foxconn está a trabalhar em quatro veículos elétricos, sendo que metade deles destinam-se a duas marcas japonesas, admitindo-se que uma delas possa ser a Nissan. Os dois veículos produzidos para a Foxconn deverão receber a designação Model C e Model B.

A Foxconn tem vindo a aumentar o seu envolvimento na indústria automóvel nos últimos anos. A dada altura anunciou o investimento de 170 milhões de dólares para a construção da pick-uu Endurance da Lordstown Motors, mas depois esse projeto foi abandonado. A tecnológica de Taiwan também deverá manifestado interesse na aquisição da Nissan antes da marca japonesa ter entrado em negociações com a Honda para uma potencial fusão, que acabou por não se concretizar.

Numa recente conferência com investidores, o presidente Young Liu afirmou que a empresa tem a expetativa de estabelecer acordos com duas marcas japonesas nois próximos dois meses. A Foxconn irá utilizar o seus modelo de negócio de “contrato de design e serviços de produção” no desenvolvimento dos novos elétricos.

Produção nos Estados Unidos ainda este ano

A Foxconn não revelou quais eram as marcas japonesas, mas é possível que uma delas seja a Nissan, já que algumas notícias publicadas no início de fevereiro indicavam que após a falhada fusão com a Honda, havia sido manifestado interesse de trabalhar com empresas tecnológicas. A Foxconn poderia ser uma delas e a parceria também poderia garantir uma considerável entrada de dinheiro.

Enquanto a gigante de Taiwan procura finalizar os contratos de produção está ao mesmo tempo a avançar com os seus próprios veículos elétricos. A publicação Focus de Taiwan avança que o Model C vai entrar em produção na América do Norte no último trimestre deste ano.

O SUV elétrico foi apresentado como protótipo em outubro de 2021, tendo sido anunciada na altura uma autonomia de 700 quilómetros. Como já passaram quase três anos e meio desde a revelação do protótipo, o modelo de produção pode ter recebido algumas alterações.

Um pouco antes vai chegar o Model B, que deverá começar a ser produzido no segundo semestre deste ano. O Model B foi mostrado em 2022 e tem dimensões semelhantes ao Volkswagen ID.3. O design é da autoria da Pininfarina e vem equipado com um motor elétrico que desenvolve cerca de 230 cv, sendo a autonomia anunciada de 450 quilómetros.