Esta é a versão de produção do Honda E

Esta é a versão de produção do Honda E. O citadino elétrico da Honda fará a sua apresentação oficial no Salão de Frankfurt.

O citadino eléctrico da Honda fará a sua apresentação oficial no Salão de Frankfurt.

Desde que foi apresentado na forma do Urban Concept EV, há cerca de dois anos, que este citadino tem criado muitas expectativas. Agora, a uma semana da sua apresentação oficial, a marca nipónica revela como será a versão final deste eléctrico.

Em relação ao concept anterior, não existem grandes diferenças em termos estéticos. A grelha frontal iluminada foi abandonada, por estas serem proibidas na Europa, e a frase 'Honda Design', escrito nas laterais deste carro, também desapareceu.

À data de lançamento, o Honda E de tracção imtegral vai estar disponível com dois níveis de potência, 136 cv e 154 cv, capazes de produzir até 315 Nm de binário e atingir os 100 km/h, em aproximadamente 8 segundos. Com uma autonomia esperada de 220 km (para ambas as versões do motor), os japoneses garante que será possível recarregar 80% das baterias em 30 minutos, graças à função 'fast-charging'. Com uma distribuição de peso 50%-50%, o Honda E promete agilidade em curva.

A autonomia do pequeno eléctrico fica aquém daquela oferecida pelos seus rivais, o BMW i3 e o Kia e-Niro. Em entrevista à Autocar, Kohei Hitomi, director deste projecto, respondeu:

" Sabemos que alguns clientes potenciais podem não ficar satisfeitos. Mas quando pensamos em maiores baterias e autonomias, temos de ter em consideração que estes comprometem o equilíbrio e a agilidade deste carro".

Apesar do design retro, o Honda E é um carro futurista. A linha horizontal de painéis digitais, que inclui as novas câmaras retrovisor, domina ambiente do habitáculo. O centro de infotainmente controlado por voz ("OK Honda") contribui para a interactividade entre o condutor e o seu carro.

No geral, esta versão de produção mantém muitos dos elementos do último protótipo. O sucesso do que obteve durante a sua fase conceptual, faz deste Honda E um dos carros mais aguardados, do próximo Salão de Frankfurt.