Numa notícia que bem gostaríamos de poder escrever relativamente a Portugal, o Ministro do Fomento do executivo espanhol afirmou que esta decisão entra em vigor quando terminarem as concessões nos troços de quatro estradas e o Estado assumir novamente responsabilidade sobre as vias Em Portugal o tema das portagens é sempre polémico, seja pelos altos custos de algumas das vias, pela forma como os preços cobrados nas antigas SCUT ajudam a avolumar diferenças entre o litoral e o interior e, especialmente, pelo verdadeiramente insólito regime baseado na altura para definir as classes dos automóveis. Agora surgiu em Espanha uma notícia que bem gostaríamos de replicar no nosso país, que passa simplesmente pela eliminação das portagens em troços de algumas Autopistas. A informação foi confirmada pelo Ministro do Fomento de Espanha, José Luis Ábalos, em entrevista ao El Pais, e entra em vigor quando terminarem as concessões atuais de exploração destas estradas. Não se pense, no entanto, que do outro lado da fronteira as concessões são muito menores do que em Portugal, já que as quatro rotas em causa vão ver finalizado um acordo de exploração com cinquenta anos. A primeira estrada "libertada" será a AP-1, num troço de 84km entre Burgos e Armiñon, seguindo-se em final de 2019 mais 468km, da AP-7 que liga Alicante a Tarragona e da AP-4 de Sevilha a Cadiz. Aberta fica ainda a possibilidade de tomar a mesma medida nas AP-2, entre Zaragoza e o Mediterrâneo, e AP-7, de Tarragona a La Jonquera, mas essa situação ficará nas mãos do próximo governo, pois os contratos expiram apenas em 2021. Esta medida está também a ser vista como uma decisão política do novo governo do PSOE, para agradar a alguns grupos partidários que vêm pedindo esta eliminação das portagens há algum tempo. Fonte: El País, via Autobild.es Foto: Wikipedia