A colocação do escape no topo do McLaren 600LT não é apenas uma opção estética. Também garante um conjunto de benefícios adicionais, como ficou agora explicado em mais um vídeo do canal de youtube Engineering Explained Recentemente, na ida à Alemanha para ver a nova Mercedes Classe V, tivemos oportunidade de passar pelo concessionário da McLaren em Estugarda. Entre os vários carrões de sonho que encontrámos (e que lhe mostrámos no nosso Instagram e Facebook), ficou na memória o novo 600 LT. Tudo neste carro é genial, desde o seu nariz até à alongada traseira. Aliás, basta vê-lo de perto para se confirmar porque lhe chamam LongTail... Mas, entre os seus vários traços marcantes, um dos que se destaca mais é a dupla saída de escape no topo do McLaren. Agora, um vídeo vem explicar que não se tratou apenas de uma opção de design, mas sim de algo que traz benefícios diversos ao desportivo. https://www.youtube.com/watch?v=nWqNPzb7K3k Resumindo o que encontra no vídeo superior, a colocação deste escape traz benefícios ao nível de peso e da redução da complexidade de fabrico. Porque, ao invés do que acontece com o McLaren 570S, evita-se a tubagem adicional para acabar de "dar a volta" ao eixo de transmissão e trazer as saídas para a zona inferior. Isso significa também menos metal, e menos peso no carro. Depois, existe a questão da extração do ar da traseira do carro. Pela ausência dos escapes, a McLaren conseguiu fazer um difusor maior e sem qualquer interrupção, aumentando a carga aerodinâmica. E se pergunta qual o impacto deste ar na asa traseira, fica a saber que ele não é muito. Um engenheiro da McLaren explicou ao Jason Fenske, do canal de youtube Engineering Explained, que a maior parte do trabalho das asas traseiras não é feito no centro, mas antes nas zonas laterais. Aliás, é por isso que modelos como o Ferrari FXX-K até se limitam a usar as secções laterais, sem qualquer barra de ligação ao centro. Embora não seja dito de forma explícita no vídeo, fica até a sensação de que os ganhos com o aumento do difusor superam as perdas pela canalização do ar dos escapes para a asa traseira. E depois, temos de o voltar a dizer depois de ter visto o 600 LT ao vivo. Em termos estéticos, o escape no topo do McLaren fica genial!