Também com versão RS. Skoda apresenta o mais emocional Enyaq Coupé iV

A Skoda acaba de apresentar a mais recente e emocional variante do seu elétrico Enyaq iV, o Coupé. O qual estreia, ainda, a variante RS.

Depois dos teasers e de várias fotos-espia, eis que a Skoda acaba de apresentar a mais recente e emocional variante, daquele que é o seu primeiro modelo 100% elétrico - o Enyaq Coupé iV. O qual, a par de um visual mais desportivo e impactante, estreia, ainda, a primeira variante RS na família!

Depois do sucesso alcançado com o modelo original, marcadamente crossover nas suas linhas e dimensões, a gama Skoda Enyaq iV ganha, agora, um novo elemento. Neste caso, a prometer uma postura mais atlética, elegante, e emocionante, que, assinale-se, não se limitará ao design. Mas reflectir-se-á, inclusivamente, nas prestações e desempenho, a alardear pela estreante versão RS.

Produzido, tal como o Enyaq iV, na fábrica principal da Skoda, em Mladá Boleslav, República Checa, e com base na mesma plataforma MEB do grupo Volkswagen, o Enyaq Coupé iV assume, contudo, a diferença, a partir do pilar B. Secção a partir da qual o tejadilho adopta uma tendência de descida rumo à traseira, fundindo-se com o portão da bagageira. Ele próprio, parte de uma traseira dominada pelas letras Škoda, em maiúsculas, e com um contorno destacado, além de ladeadas pelas típicas luzes traseiras em forma de 'C'.

É a partir do pilar B que o Enyaq Coupé iV assume as diferenças face ao crossover
É a partir do pilar B que o Enyaq Coupé iV assume as diferenças face ao crossover

Ainda no exterior, um discreto e desportivo avental dianteiro, saias laterais na cor da carroçaria e jantes em liga leve, cujo tamanho pode variar entre as 19 e as 21 polegadas. Sendo que, no caso específico do Coupé, a presença, ainda, de um tecto panorâmico em vidro, a que os clientes podem adicionar, por exemplo, a opcional Crystal Face - a grelha frontal fechada com nervuras verticais iluminadas por 131 LED, e que apenas é proposta de série, em conjunto com uma linha de luz horizontal, no RS.

Interior embelezado com os Design Selections

Passando ao interior, realce para a presença dos chamados ambientes Design Selections, já disponíveis, de resto, no Enyaq iV, e que, salienta a marca checa, procuram afirmar um estilo de vida moderno, através da utilização de materiais naturais, processados e reciclados de forma sustentável.

LEIA TAMBÉM
A desvendar em 2022. Skoda faz antevisão do Enyaq Coupé iV

Aqui distribuídos por dez pacotes temáticos, bem como com algumas opções individuais, estes ambientes permitem uma mais fácil personalização do veículo, de acordo com o gosto individual do cliente. Sendo que, presente, surge ainda um ecrã central de infoentretenimento de 13 polegadas e o Digital Cockpit de 5,3 polegadas, que pode ser opcionalmente complementado por um head-up display com realidade aumentada. Dispondo, ainda, de actualizações 'Over-The-Air' e soluções adicionais para download.

Com dois tamanhos de bateria, quatro potências e 545 km de autonomia

Passando à propulsão, uma oferta composta por dois tamanhos de bateria - 62 kWh e 82 kWh - e quatro níveis de potência. A começar nos 180 cv do Enyaq Coupé iV 60 com tracção traseira, seguido do Enyaq Coupé iV 80 com 204 cv de potência, tracção traseira, mas já com a bateria maior (82 kWh).

O Enyaq Coupé iV é proposto com dois tipos de bateria e quatro motores. Resta saber se todos chegarão a Portugal...
O Enyaq Coupé iV é proposto com dois tipos de bateria e quatro motores. Resta saber se todos chegarão a Portugal...

Pelo contrário e já com tracção integral de série, fruto da colocação de um segundo motor elétrico sobre o eixo dianteiro, o Enyaq Coupé iV 80x, ao qual é atribuído uma potência máxima de 265 cv. Suplantada, apenas, pelos 299 cv do Skoda Enyaq Coupé RS iV, o qual, graças também aos 460 Nm de binário máximo, anuncia, ainda, uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,5 segundos, além de uma velocidade máxima de 180 km/h. Ou seja, mais 20 km/h que qualquer uma das outras versões deste Coupé.

De resto, beneficiado, igualmente, por um coeficiente de aerodinâmica de 0,234, o Coupé iV promete, ainda, uma autonomia máxima de até 545 km WLTP. Valor disponível, no entanto, apenas no Coupé iV 80 e, pelo menos para já, ainda provisório. Embora seja a versão de 82 kWh, a única que pode ser recarregada, de 10 a 80%, em apenas 29 minutos.

Optando por materiais ecológicos e reciclados, o Enyaq Coupé iV apresenta um habitáculo muito semelhante ao do "irmão mais velho"
Optando por materiais ecológicos e reciclados, o Enyaq Coupé iV apresenta um habitáculo muito semelhante ao do "irmão mais velho"

O modelo pode, igualmente, ser equipado com um dispositivo retráctil de reboque com accionamento elétrico, passando a poder acoplar reboques com um peso de até 1.400 kg, em inclinações de 8%.

Para quando? Ainda não se sabe...

A terminar, dizer que apenas que, por conhecer, continua a data a partir da qual o Skoda Enyaq Coupé iV estará disponível, nomeadamente, em Portugal. E, já agora, por que preços.

O Skoda Enyaq Coupé iV será responsável por estrear a versão mais desportiva RS no único modelo elétrico da marca checa
O Skoda Enyaq Coupé iV será responsável por estrear a versão mais desportiva RS no único modelo elétrico da marca checa