eNordkapp. Aiways U5 supera desafio do inverno escandinavo

Modelo com chegada prevista a Portugal no segundo trimestre deste ano, o Aiways U5 superou os 7000 kms do eNordkapp, com sucesso.

Modelo com chegada prevista a Portugal no segundo trimestre deste ano, o Aiways U5 superou os 7000 kms do eNordkapp, desafio implacável de condução eléctrica. O SUV da marca chinesa chegou ao fim, sem qualquer problema, após lidar com o frio e gelo da Suécia e Noruega.

A estrear-se numa prova que coloca verdadeiramente à prova as capacidades dos veículos 100% elétricos, o Aiways U5, crossover chinês cuja comercialização em Portugal arrancará ainda este ano, teve ao volante o Diretor-Geral da empresa de tecnologia de carregamento de eléctricos LADE, Dennis Schulmeyer. O qual fez equipa com um amigo, para uma prova em que participaram um total de 19 carros.

Sobre a eNordkapp propriamente dita, que este ano teve a sua 10.ª edição, importa referir que tem início e fim em cidades do norte da Alemanha, decorrendo ao longo de um trajecto de 7000 quilómetros, que os participantes têm de percorrer em pleno Inverno.

A equipa alemã da LADE, liderada pelo director-geral da empresa de tecnologia para carregamento de EV, Dennis Schulmeyer, à partida para o eNordkapp
A equipa alemã da LADE, liderada pelo director-geral da empresa de tecnologia para carregamento de EV, Dennis Schulmeyer, à partida para o eNordkapp, com o seu Aiways U5

De resto e durante esta longa viagem, as equipas em competição atravessam, ainda, a Noruega, passando pelo Nordkapp (Cabo Norte), ponto acessível por estrada mais a norte na Europa, assim como a Suécia. Com o nível de dificuldade a ser fortemente ampliado, não apenas pelo facto dos dias serem especialmente curtos, mas também pelo piso com gelo, tempestades de neve, e termómetros que podem chegar aos -20 ºC.

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Recordar que, o objectivo no eNordKapp é, mais do que acabar em primeiro, superar as condições adversas que levam os eléctricos ao limite. Desafio que o SUV chinês acabou superando com distinção, conforme explicou Dennis Schulmeyer, ao afirmar que "o U5 demonstrou ser o automóvel perfeito para esta prova. Não só se revelou extremamente confortável para quem passa horas ao volante, como registou boas prestações em condições desfavoráveis."

Apesar do frio extremo ter influência na performance dos eléctricos, Schulmeyer destacou, ainda, que o U5 mostrou-se "excepcionalmente capaz e demonstrou ser uma ferramenta poderosa" para a equipa. Apontando, igualmente, como fundamental, a rapidez com que o aquecimento do habitáculo dos eléctricos funciona, tendo em conta as noites frias daquela região.

Carregamentos não foram um problema

Graças à rede de carregamentos da Noruega, o U5 nunca ficou mais do que uma hora a carregar, apesar das distâncias percorridas e das localizações remotas.

Apesar de sob o frio nórdico, o U5 não deixou de carregar as baterias, recorrendo à abrangente rede de carregamento norueguesa
Apesar de sob o frio nórdico, o U5 não deixou de carregar as baterias, recorrendo à abrangente rede de carregamento norueguesa

Pelo contrário, as condições do piso e a meteorologia, foram as verdadeiras limitações, impedindo as equipas de ultrapassar os 500 kms por dia, e levando por vezes a consumos a rondar os 25 kWh/100 kms.

Marca chinesa no mercado há 5 anos

Fundada em 2017, a Aiways é ainda um marca muito jovem, mas que conta já com alguns marcos importantes na sua vida.

Trata-se, por exemplo, da primeira start-up chinesa a lançar um veículo eléctrico no mercado europeu, precisamente o U5, que, por sua vez, já havia terminado com sucesso outras provas de resistência, como o ED1000 e o E-Cannonball.

O Aiways U5 sob a Aurora Boreal
O Aiways U5 sob a Aurora Boreal

O SUV chinês venceu ainda o Riviera Electric Challenge de 2021.