Um enigma cuja solução foi hoje revelada: eis a Peugeot 508 SW. A variante carrinha chega meses depois da berlina e é uma novidade que estará presente no Salão de Paris, em outubro. O lançamento no mercado europeu está marcado para janeiro de 2019. A Peugeot 508 SW é a proposta da marca gaulesa para atacar o mercado num segmento - o D - que refere continuar a ser dominado pelas carrinhas. Para se destacar da concorrência, a Peugeot concebeu um modelo com "a silhueta baixa e dinâmica" e que "adota um design incisivo", aliando a elegância à versatilidade das carrinhas. A 508 SW integra a última geração do Peugeot i-Cockpit, um conjunto amplo de soluções tecnológicas e um catálogo igualmente extenso de versões de motor. Após a apresentação em Paris, a nova geração da carrinha chega aos mercados no "velho continente" logo no início de 2019 e segue-se, no segundo semestre do próximo ano, o lançamento de uma versão híbrida Plug-in a gasolina. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/PEUGEOT_508SW_1806PB_101.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/PEUGEOT_508SW_1806PB_102.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/PEUGEOT_508SW_1806PB_103.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/PEUGEOT_508SW_1806PB_111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/PEUGEOT_508SW_1806PB_179.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/PEUGEOT_508SW_1806PB_183.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/PEUGEOT_508SW_1806PB_184.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/PEUGEOT_508SW_1806PB_202.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/PEUGEOT_508SW_1806STYP_186.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/06/PEUGEOT_508SW_1806STYP_201.jpg]
Design arrojado que acompanha a berlina
Define a Peugeot a 508 SW como uma "break radical" e a carrinha partilha elementos da berlina - ora não fosse uma variante -
também esta com um desenho ousado. Desde logo o distinto formato das óticas, com uma assinatura visual vertical das luzes diurnas, que demarcam uma dianteira arrojada, um visual que flui para a linha de tejadilho baixa e alongada. Apesar das barras de tejadilho, a altura da carrinha é quase a mesma da berlina, fixando-se nos 1,42m, uns notáveis menos 6 cms em relação à geração anterior e que, assegura a marca, não prejudicam o espaço ao nível da cabeça nos lugares traseiros.
A Peugeot sublinha que a 508 SW tem 4,78m de cumprimento, apenas mais três centímetros face à berlina. Sob a chapeleira, a bagageira tem uma capacidade próxima dos 530l, sendo o piso da bagageira mais baixo em 6cm e 2,4 cm mais largo do que na berlina. A modularidade, refere a marca, é um dos pontos chave da carrinha, traduzindo-se nos bancos traseiros rebatíveis na proporção 2/3 - 1/3, graças à função Magic Flat. Se rebatidos os bancos, significa que o volume total de carga expande-se para uns notáveis 1.780l.
Interior único, Peugeot i-Cockpit e tecnologia
O cuidado nos detalhes e a minuciosa escolha de materiais resulta num habitáculo bem conseguido para a Peugeot 508 SW. Para tal, contribui o volante compacto revestido a couro (perfurado no GT Line e GT), o comando da caixa automática de funcionamento elétrico por impulsos integrado na consola central, o revestimento do tablier, consola central e painéis das portas em carbono ou madeira natural, dependendo do nível de equipamento, entre outros argumentos. Os bancos especiais dianteiros são envolventes ergonómicos. Destaca-se ainda o sistema Hi-fi topo de gama, com 10 altifalantes, e o teto de abrir panorâmico com uma ampla superfície em vidro.
As propostas de soluções tecnológicas de segurança passam pelo sistema de visão noturna inédito no segmento, que utiliza uma câmara de infravermelhos capaz de detetar seres vivos à frente do veículo, de noite ou em situações de visibilidade reduzida. O cruise Control adaptativo com função Stop & Go, o sistema de ajuda à manutenção da posição na via de circulação e o Full Park Assist faz ainda parte do catálogo de ofertas da Peugeot 508 SW, tal como a travagem automática de emergência, o alerta ativo de transposição involuntária da faixa e o alerta de fadiga do condutor, entre outros.
Catálogo de Motores
No aspeto da condução realça-se desde já a adoção da plataforma EMP2, que permite uma redução de peso em média de 70kg, beneficiando os consumos, o desempenho e a segurança passiva. A Peugeot utiliza ainda uma nova técnica de soldadura que reforça a estrutura e utiliza ainda um trem traseiro multi-braços com uma suspensão de amortecimento variável e pilotado (Active Suspension Control).
As versões a gasolina são a PureTech 180cv acoplada à caixa automática de 8 velocidades EAT8, seguindo-se a PureTech 225 cv EAT8. Já a gama Diesel faz-se representar pelas versões BlueHDI 130cv (com caixa manual CVM6 ou EAT8), a BlueHDi 160cv com caixa EAT8 e a Blue HDi 180cv EAT8. Estas motorizações cumprem a norma Euro 6.2 Temp. O lançamento no mercado europeu da Peugeot 508 SW está agendado para o mês de janeiro de 2019, seguindo-se, já a meio do ano, a inclusão de uma versão a gasolina híbrida plug-in. Ainda este ano, em outubro, a carrinha será apresentada no Salão de Paris.