Engenheiros da Nissan transformam R32 GT-R num elétrico

Alguns engenheiros da Nissan juntaram-se e criaram uma equipa para transformar o Nissan R32 GT-R num GT-R elétrico. Para proporcionar uma experiência de condução idêntica, o R32 EV recebeu dois motores elétricos com 160 kW e uma bateria de 62 kWh oriunda do Leaf Nismo RC02.

A Nissan estará a trabalhar no desenvolvimento de uma nova geração do GT-R, baseada no protótipo Hyper Force Concept, revelado em 2023. Enquanto isso não acontece, um pequeno grupo de funcionários do fabricante japonês decidiu meter as mãos à obra e transformar um R32 GT-R num elétrico que acabou por ser apresentado no Salão Automóvel de Tóquio de 2025.

O projeto foi liderado por Ryozu Hiraku, um engenheiro especialista em linhas motrizes elétricas da Nissan e fã assumido do mítico R32 GT-R. Além disso também foi proprietário de um R32 Skyline.

A decisão de doar um R32 GT-R para ser trabalhado pela equipa foi motivada pelo desejo de eletrificar um automóvel que venerava e garantir que poderia ser conduzido durante décadas. “Perguntei-me se daqui a 30 anos – em 2055 ou mais – os proprietários desta incrível máquina ainda poderiam comprar gasolina e desfrutar da sua condução”, conta Ryozu Hiraku,

“Vi mérito em usar tecnologia elétrica e digital para replicar o apelo do R32 GT-R para que as gerações futuras o pudessem experimentar”, explica. 

Com o acabamento em cinzento Gun Grey metalizado, o Nissan R32 EV quase poderia ser confundido com um R32 GT-R de série. O motor biturbo original de 2,6 litros foi substituído por dois motores elétricos de 160 kW, sendo que cada um é capaz de desenvolver um binário de até 340 Nm. Os assentos traseiros foram removidos para permitirem a instalação da bateria de 62 kWh.

Desempenho semelhante ao GT-R original

Apesar da afinação e desenvolvimento do R32 EV ainda estar em curso, o objetivo da equipa de engenheiros é igualar o desempenho do GT-R original, o qual debitava uma potência de 280 cv (206 kW) e um binário de 353 Nm. Não obstante pesar mais 370 kg do que o R32 GT-R original devido ao conjunto das baterias e aos componentes elétricos, os engenheiros calibraram o sistema para igualar a relação binário / peso.

Graças a um conjunto de sensores modernos e a ausência de componentes mecânicos como as embraiagens, os motores elétricos podem responder mais rapidamente e distribuir o binário entre as rodas dianteiras e traseiras com uma precisão ainda maior do que sistema mecânico que substituíram.

O Nissan 32EV recebe um kit  de suspensão desportiva NISMO com amortecedores Öhlins para garantir um comportamento de excelência e uma rotação limitada da carroçaria, apesar do peso adicional dos componentes elétricos.

Reprodução do envolvimento sensorial

Ao contrário da maioria dos veículos elétricos que foram concebidos para proporcionar uma experiência silenciosa no habitáculo, a equipa do R32 EV quis reproduzir o envolvimento sensorial do R32 GT-R.

Por esse motivo, o R32 EV dispõe de patilhas de mudança de velocidades e uma coluna no habitáculo que emite um som inspirado no som original do motor RB26DETT. Para reproduzir a sensação da caixa manual, a equipa programou as patilhas para criarem uma sensação semelhante à sentida quando se engrenam mudanças numa caixa manual, não faltando a simulação do breve solavanco que o condutor sente quando aciona a embraiagem e muda para cima ou para baixo numa caixa de velocidades mecânica.

Os sistema de travagem foi atualizado com discos e pinças monobloco maiores do R35 GT-R para proporcionar uma potência de travagem adicional para compensar o peso adicional do R32 EV.

Para acomodar os discos maiores e as pinças mais robustas, a equipa desenvolveu uma jante de 18 polegadas inspirada na original de 16 polegadas do R32 GT-R.

Habitáculo mantém espírito original

A equipa da Nissan procurou manter o interior tão fiel quanto possível face ao original, atualizando apenas alguns elementos para melhorar a experiência do utilizador. Assim, os bancos de fábrica foram substituídos por assentos Recaro personalizados.

O sistema áudio duplo DIN, os indicadores e o quadro de instrumentos receberam ecrãs digitais de alta resolução que disponibilizam informações importantes ao condutor, mantendo, no entanto, o seu perfil original.

Após a transformação do R32 GT-R no R32 EV, a equipa de desenvolvimento recorreu ao piloto de testes da Nissan, Hiroyoshi Kato, para avaliar a experiência atrás do volante. Ele não só é um dos pilotos mais experientes da Nissan como também foi membro do grupo de avaliação que afinou o R32 GT-R antes do seu lançamento em 1989. Passou algum tempo no lugar do condutor do R32 EV, fornecendo à equipa do projeto um importante feedback.

Após a conclusão das fases de fabrico e montagem, Ryozu Hiraku e a sua equipa podem dedicar-se à afinação e no desenvolvimento dinâmico.

Apesar de não existirem planos para comercializar o R32 EV ou disponibilizar um kit de conversão, o projeto tem permitido acumular conhecimentos importantes aos membros da equipa. Quem sabe se não serão aplicados na nova geração do Nissan GT-R que será elétrica e deverá ser lançada até final da década?