A revelação foi feita pela própria Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante uma conferência de imprensa divulgada pela agência noticiosa Reuters, na qual anunciou, já para o final do mês de março, uma “emenda” à regulamentação anti-emissões que entra em vigor já este ano. E que, segundo von der Leyen, trará maior flexibilidade ao setor automóvel.
De acordo com o Automotive News Europe, esta emenda deverá permitir aos construtores automóveis, entre outros aspectos, falharem as metas previstas para este ano, desde que consigam ter um melhor desempenho nos próximos dois.
Recorde-se que os fabricantes automóveis europeus têm vindo a pressionar a Comissão Europeia no sentido de alterar as metas definidas para 2025, em grande parte, devido à desaceleração nas vendas de veículos elétrico em 2024. Ano em que procura caiu 1,3%, para as 1.995.363 unidades, quando e de forma a permitir que os construtores cumprissem os objectivos estipulados pela União Europeia (UE), aquilo que era necessário era que as vendas crescessem.
Quanto à solução que poderia passar pela formação de grupos de fabricantes, como forma de fazer baixar a média de emissões dos integrantes desse mesmo grupo, a Auto News avança que terão surgido dúvidas, na Comissão Europeia, relativamente a esta hipótese. Desde logo, porque poderia beneficiar, sim, construtores como a norte-americana Tesla ou os fabricantes chineses.