Numa altura em que os fãs da marca já esfregavam as mãos de contentes, foi o próprio Elon Musk quem veio "colocar água na fervura": esqueçam a versão Plaid+ e os seus prometidos 1115 cv de potência, o Plaid, com "apenas" 1020 cv, chega e sobra!
O anúncio, feito pelo próprio fundador da Tesla, foi divulgado através da rede social Twitter, a menos de um mês do lançamento da versão Plaid do Model S e Model X, nos EUA. Versões que, recorrendo a um sistema de três motores elétricos, anunciam, elas próprias, prestações dignas de respeito. Como é, desde logo, o caso da aceleração dos 0 aos 96 km/h em menos de dois segundos - 1,99 segundos, mais concretamente.
A par da aceleração, o Tesla Model S Plaid consegue, ainda, ir dos 0 os 249 km/h em apenas um quarto de milha - cerca de 1,60 quilómetros -, para terminar nos 322 km/h. Isto, acrescenta Musk, "com os pneus adequados".
Já o SUV Model X, necessita, na sua versão Plaid, de apenas 2,5s para atingir os 96 km/h, valor que, embora ligeiramente mais elevado, não impede o modelo de tornar-se no SUV com a maior capacidade de aceleração da atualidade, recorda o mesmo responsável.
LEIA TAMBÉM
Já com a vibrante versão Plaid+. Tesla apresenta renovados Model S e X
Perante esta realidade e apesar das expectativas criadas com a versão Plaid+, a qual anunciava, entre outros dados verdadeiramente surpreendentes, uma autonomia recorde de 837 quilómetros e uma ainda melhor capacidade de aceleração, Elon Musk não teve dúvidas: o Plaid+ já não avança.
"O Plaid+ está cancelado. Não há necessidade, o Plaid já é muito bom", escreveu o fundador da Tesla no Twitter, defendendo que, o Plaid "já é o carro mais rápido alguma vez feito, seja em que segmento for". Afirmação reafirmada com a garantia, oficial, de que o modelo será capaz de acelerar dos 0 aos 96 km/h em menos de dois segundos.
No entanto, importa também recordar que a Rimac acaba de apresentar o seu mais recente hiperdesportivo 100% elétrico, o Nevera. Para o qual a marca croata reivindica uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h, em 1,85 segundos.
Assim e caso a Tesla pretenda, efectivamente, cotar o Model S Plaid como o automóvel com a mais rápida capacidade de aceleração do mundo, este parece ser o tempo a bater. Resta saber ser consegue...
Com novo ecrã táctil... e volante de avião
Entretanto e já prometidos, surgem os melhoramentos feitos, tanto no Model S, como no Model X, com aquelas que são as atualizações Ano Modelo 2022. E que trazem, desde logo, evoluções na tecnologia das baterias, a garantirem maiores autonomias e eficiência, ainda que, a Tesla não tenha, até ao momento, divulgado números precisos.
Igualmente revisto, foi o habitáculo de ambos os modelos, com a primeira novidade a dizer respeito ao generoso ecrã táctil, colocado em posição central e na vertical. E que acaba de ser substituído por uma solução ainda maior, de 17", e agora disposta na horizontal. Que, ao contrário do antecessor, fixo, já pode ser inclinada para qualquer um dos lados, como forma de facilitar o acesso.
A par deste ecrã, a estreia de um outro, de 8 polegadas, colocado na parte de trás da consola entre os bancos dianteiros e destinado aos passageiros dos bancos de trás, que assim passam a ter acesso a algumas funcionalidades do veículo.
Contudo, ainda mais surpreendente é, sem dúvida, o novo volante, que mais parece retirado do cockpit de um avião, e a que a Tesla chama de "manche de direcção sem haste". Sendo que, com este novo volante, a marca norte-americana garante que o "o carro consegue adivinhar o sentido para onde aponta a direcção, considerando os obstáculos que detecta, em redor e no mapa de navegação". Sistema que, no entanto e segundo Musk, também pode ser desactivado manualmente.
Recordar que o novo volante foi já aprovado para utilização na Europa. Ainda assim, a Tesla afirma que pretende continuar a disponibilizar um volante mais convencional.
No domínio do software, a disponibilização, no sistema de infoentretenimento, de uma capacidade de processamento de 10 teraflops. O que significa, segundo a marca norte-americana, que os jogos Arcade disponibilizados, tanto no Model S, como no Model X, passam a exibir uma funcionalidade idêntica à das consolas de jogos modernas.
Para 2022
A terminar, recordar, apenas, que as versões Ano Modelo 2022, tanto do Model S, como do Model X, estão previstas chegar à Europa, durante o próximo ano.