Elon Musk pede pausa nos sistemas de inteligência artificial

A Tesla está inteligência artificial no sistema Autopilot, mas isso não impede Elon Musk de expressar as suas dúvidas relativamente...

A Tesla está inteligência artificial no sistema Autopilot, mas isso não impede Elon Musk de expressar as suas dúvidas relativamente a esta tecnologia, afirmando que existem riscos para a sociedade.

O CEO da Tesla, Elon Musk, um grupo de especialistas em inteligência e executivos da indústria estão a pedir uma pausa de seis meses no desenvolvimento de sistemas de artificial mais potentes do que o recém-lançado GPT-4, invocando, uma carta aberta riscos potenciais para a sociedade e a humanidade.

Redigida pela organização sem fins lucrativos Institute Future of Life e assinada por mais de mil pessoas, incluindo Elon Musk, a carta aberta pede uma pausa no desenvolvimento de inteligência artificial até que os protocolos partilhados de segurança sejam concebidos, implementados e auditados por especialistas independentes.

"Os potentes sistemas de inteligência artificial devem ser desenvolvidos quando houver a confiança de que os seus efeitos são positivos e os riscos controláveis", refere o documento.

A carta aberta aponta riscos potenciais para a sociedade e a civilização por sistemas de inteligência artificial concorrentes dos seres humanos, designadamente na forma de disrupções económicas e políticas, e pede a quem desenvolve para trabalhar com os legisladores e as autoridades regulatórias.

Entre os signatários encontram-se Emad Mostaque, CEO da Stabiliity AI, pesquisadores da DeepMind, que é detida pela Alphabet, assim como pesos pesados da inteligência artificial como Yoshua Bengio e Stuart Russell. 

Dúvidas éticas e legais

De acordo com o registo de transparência da União Europeia, os principais financiadores do Institute Future of Life é financiado são a Musk Foundation e o grupo altruísta sediado em Londres Founders Pledge, e o Silicon Valley Community Foundation.

Estas preocupações surgem numa altura em que a polícia da União Europeia, Europol, também se juntou ao coro de dúvidas éticas e legais relativamente a sistemas avançados de inteligência artificial como o ChatGPT, alerta para uma potencial má utilização do sistema em tentativas de "phishing", desinformação e cibercrime.

LEIA TAMBÉM
Inteligência artificial é trunfo contra os congestionamentos

Apesar da sua empresa Tesla estar a utilizar inteligência artificial no sistema Autopilot, Elon Musk tem expressado as suas preocupações relativamente à inteligência artificial.

Desde o lançamento pela Microsoft no ano passado do sistema de inteligência artificial aberto ChatGPT, os concorrentes aceleraram o desenvolvimento de modelos de linguagem semelhantes, enquanto as empresas já estão a integrar modelos geradores de inteligência artificial nos seus produtos.