Retirada do radar. Elon Musk ignorou engenheiros da Tesla e... correu mal

Elon Musk ignorou a opinião dos engenheiros da Tesla relativamente à retirada do radar e decidiu avançar mesmo com essa medida para...

Elon Musk ignorou a opinião dos engenheiros da Tesla relativamente à retirada do radar e decidiu avançar mesmo com essa medida para reduzir custos. Entretanto, após alguns problemas e queixas dos utilizadores, a tecnologia foi reintroduzida.

Elon Musk anunciou em 2021 que a Tesla iria retirar os sensores de radar dos seus veículos porque acreditava que as câmaras utilizadas nos seus automóveis elétricos eram suficientemente avançadas para atingir os seus ambiciosos objetivos de condução autónoma. Contudo, muitos dos seus engenheiros tinham fortes dúvidas relativamente à retirada do radar. 

Uma notícia do The Washington Post refere que alguns engenheiros não concordavam com a insistência de Elon Musk relativamente à remoção do radar, medida que tinha o objetivo de baixar custos. Os engenheiros receavam que a retirada de sensores tão importantes poderia levar a acidentes porque as câmaras não são muito fiáveis se perderem visibilidade devido aos pingos da chuva ou a uma excessiva intensidade solar.

Os engenheiros da Tesla foram ao ponto de contactar um antigo administrador de confiança para os aconselhar a falar com Musk acerca deste assunto. Mas ele não recuou e em maio de 2021 a Tesla anunciou que iria eliminar os radares dos carros novos. Além disso, iria começar a desligar os radares já instalados nos veículos dos clientes.

Medida originou problemas e queixas

Antigos funcionários da Tesla afirmam que a decisão de retirar o radar causou problemas. Foram apresentadas reclamações junto dos reguladores, dizendo que os "veículos paravam por motivos inexplicáveis, interpretavam mais os sinais das ruas e falhavam na deteção de obstáculos incluindo viaturas de emergência.

Os proprietários também relataram casos de travagens fantasmas, tendo sido apresentadas 107 queixas em mais de três meses contra 34 feitas nos 22 meses anteriores à retirada.

"Não é a única razão para o problema, mas é uma grande parte", afirmou um antigo conselheiro de segurança da Autoridade de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos. "O radar ajuda a detetar objetos no campo dianteiro. Para a visão do computador que está cheia de erros, serve como um sensor de fusão para verificar se existe algum problema".

Quando a Tesla retirou o radar, Elon Musk afirmou que a melhor forma para alcançar a autonomia era com recurso a câmaras e redes neurais avançadas, reivindicando que era uma solução otimizada para replicar os olhos do ser humano e o cérebro. 

Radar voltou 

Curiosamente, Elon Musk não desistiu ainda da tecnologia do radar. Em entrevista ao Electrek em 2021, afirmou que um "radar de muito elevada resolução seria melhor do que a visão pura", mas adiantou que nessa altura ainda não existia tal radar.

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Parece que Elon Musk reconheceu mesmo que o radar agora é necessário. Na verdade, os novos veículos da Tesla com o mais recente pacote de software Hardware 4 já vêm com um sensor de radar, montado na mesma posição dos carros anteriores a 2021, mas aparentemente é um pouco mais avançado.