Elon Musk, dono da Tesla, enche céus do Algarve com 'ovnis'

Nas plataformas sociais foram muitas as imagens publicadas, que levaram os responsáveis da página de Facebook Meteofontes a explicar este fenómeno "raro".

Foi um dos temas mais falados nos fóruns online dedicados à região do Algarve.

Desde segunda-feira, 11 de novembro, que várias "luzes estranhas" surgiram nos céus do Algarve, fenómeno que intrigou a maioria dos algarvios que olhou para o firmamento durante a noite.

Apesar de parecerem 'ovnis', e de acordo com o site Sul Informação, tratou-se, na realidade, de vários satélites lançados ao abrigo de um programa da detentora da marca Tesla, a SpaceX.

Nas plataformas sociais foram muitas as imagens publicadas, que levaram os responsáveis da página de Facebook Meteofontes a explicar este fenómeno "raro".

De acordo com este perfil de Facebook, no dia de São Martinho aconteceu "o lançamento de 60 satélites Starlink, da SpaceX, ainda muito juntinhos e em baixa órbita", o que possibilitou serem avistados em grande parte do território algarvio.

De realçar que estes satélites fazem parte do tal projeto Starlink e que o objetivo é colocar uma constelação de satélites em órbita, permitindo, a partir desse momento, ter acesso à Internet banda larga e de alta velocidade, em todo o planeta Terra.

A mesma página de Facebook garante que esta terça-feira, 12 de novembro, está previsto um novo lançamento de satélites, sendo assim possível verificar outra vez este fenómeno.

Pode ver um dos lançamentos aqui.