Com a Europa fustigada pela pandemia de coronavírus, logo a partir do início de 2020, houve, ainda assim, um tipo de veículos, que acabou sendo bastante menos afectado, nas vendas, pelo vírus, que os restantes - os Elétricos. Demonstram-no os números relativos ao primeiro trimestre do ano, entretanto já reunidos por um analista alemão.
Os dados são avançados pelo analista de mercado automóvel alemão, Matthias Schmidt, e confirmam o anunciado: apesar da forte contracção que a Europa sofreu com a pandemia, os elétricos foram os veículos que menos penalização sofreram nas vendas, em 2020.
LEIA TAMBÉM
Venda de carros elétricos em Portugal subiu 69% em 2019
De acordo com os números, preliminares, relativos à Europa Ocidental a 17 países (os 14 antes do alargamento em 2004, mais a Noruega, Suíça e Reino Unido) e aos primeiros três meses de 2020, os veículos elétricos terão, inclusivamente e segundo este mesmo especialista, não só não caído nas vendas, como conseguido manter a tendência de crescimento. Acentuada, em particular, a partir do terceiro trimestre de 2018.
Segundo estes dados, a matriculação de veículos 100% elétricos, nestes países, tem registado uma subida média a rondar os 56%, atingindo, neste momento, um número recorde de 126 mil unidades - basicamente, cerca de 4,6% da totalidade do mercado.
De resto e só em Março último, os números apontam para vendas de aproximadamente 50 mil automóveis elétricos, ou seja, 6,5% do mercado.
Também com base na totalidade dos mercados elegidos, as conclusões apontam para um total de mais de 200 mil veículos híbridos e híbridos plug-in comercializados, no primeiro trimestre de 2020.
LEIA TAMBÉM
Elétricos e Combustão. Saiba qual o real impacto no Ambiente
Tesla perde liderança na Europa Ocidental
Igualmente curioso, é o facto destes números revelarem, também, uma mudança substancial, naquele que tem sido o top dos veículos de passageiros 100% elétricos mais vendidos na Europa Ocidental a 17.
Ranking até há bem pouco liderado pela norte-americana Tesla, os dados agora reunidos, relativos ao primeiro trimestre de 2020, mostram que a marca fundada pelo Elon Musk, acabou sendo uma das mais prejudicadas, no seu desempenho comercial, pela pandemia de COVID-19. Surgindo, no final do primeiro trimestre, apenas no terceiro posto da tabela, com um crescimento de apenas 2%.
Quanto à liderança, os números atribuem-na à Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, com quase 30 mil veículos vendidos nos primeiros três meses do ano, logo seguida do Volkswagen Group.
Já fora do pódio, seguem-se a PSA, Hyundai Group e Daimler.