EV sem carga? Elétricos e PHEV perdem quota na Europa

As vendas de veículos elétricos a bateria na Europa estabilizaram no primeiro semestre, enquanto os PHEV perdem quota de mercado

As vendas de veículos elétricos a bateria na Europa estabilizaram no primeiro semestre, enquanto os PHEV perdem quota de mercado contra os híbridos convencionais. O fim dos incentivos ajuda a entender esta desaceleração, mas não deve ser o único motivo.

Os veículos elétricos a bateria (BEV) e os híbridos plug-in (PHEV) viram a sua quota de recuar na Europa no mês de junho em contra-ciclo com o mercado total que registou um crescimento de 4%. 

De acordo com dados da consultora EV Volumes foram matriculados 293 588 veículos elétricos e híbridos plug-in na Europa no mês de junho, o que significa uma diminuição de 5% face ao ano anterior. A quota de mercado diminuiu de 25% para 22%, indicando uma tendência oposta à prevista pelos políticos e decisores no sentido da eletrificação.

Tendência inversa foi verificada nos híbridos convencionais, isto é, com bateria não recarregável externamente, que viram a sua taxa de penetração aumentar de 24% para 30%. Este foi o único segmento a crescer.

As matrículas de veículos elétricos a bateria (BEV) mantiveram-se estáveis, com 213 000 unidades matriculadas, representando 16% do mercado. A Alemanha acabou com os os incentivos à aquisição de veículos elétricos no final de 2023 e isso teve um impacto no mercado, que se traduziu na estabilização das vendas.

Os híbridos plug-in (PHEV), por seu lado, registaram uma quebra de 15% nas matrículas para 80 mil unidades, o que corresponde a 6% de taxa de penetração.  

No que se refere ao total acumulado entre janeiro e junho de 2024, foram matriculados mais de 1,4 milhões de automóveis de passageiros elétricos e híbridos plug-in, apresentando o mercado uma tendência para estagnação e uma quota de 21%. 

Dobradinha para Tesla

A Tesla foi a marca que mais elétricos vendeu no primeiro semestre deste ano, com o Model Y a alcançar 102 730 unidades, seguido pelo Model 3, com 60 403 unidades. No terceiro lugar surge, a uma larga distância, o Volvo EX30, com 39 652 unidades.

Já fora do pódio aparece o Audi Q4 e-tron, com 35 863 unidades. Em quinto lugar surge uma marca britânica detida atualmente pelos chineses da SAIC, a MG, com 32 645 unidades comercializadas neste primeiro semestre. 

O primeiro híbrido plug-in ocupa a sexta posição. Trata-se do já "velhinho" Volvo XC60 PHEV, que ainda está para as curvas com 29 268 unidades matriculadas. Nos lugares imediatos surgem três modelos do Volkswagen Group: Skoda Enyaq iV, com 29 169 veículos vendidos; Volkswagen ID.3, com 28 982, e Volkswagen ID.4, com 28 080.

A lista dos dez primeiros fecha com o Volvo XC40, com 25 538 veículos registados, incluindo 24 071 elétricos a bateria e 1 467 híbridos plug-in.

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Por marcas, a Tesla lidera as vendas no primeiro semestre, com uma taxa de penetração de 11,4%, perseguida a curta distância pela BMW, com 9,9%. A sua eterna rival Mercedes-Benz ocupa a terceira posição, com 8,8%, seguindo-se a Volvo, com 8,6%, a Volkswagen e a Audi, ambas com 6,5%.