O maior construtor mundial de automóveis tem dúvidas acerca das projeções de vendas de elétricos nos Estados Unidos e vai apostar na compra de emissões, cumprindo, assim, as regras impostas pelo regulador EPA.
De acordo com as estimativas da Toyota USA, as vendas de veículos elétricos até 2030 vão ficar bastante abaixo das previsões da agência de proteção ambiental norte-americana, EPA. Como consequência, a marca nipónica pretende comprar créditos de emissões para cumprir a legislação em vez de alocar recursos adicionais no desenvolvimento de veículos elétricos.
A EPA anunciou no ano passado que tinha sido estabelecida uma penetração do mercado para os veículos elétricos de 60% até 2030, mas agora acredita-se que esse valor tenha sido revisto em baixa para 54%.
O CEO da Toyota Motor North America, Ted Ogawa, não é tão otimista e acredita que o valor não vá além dos 30%. Em declarações ao Automotive News, afirmou que a marca irá basear os objetivos de produção nas encomendas dos clientes e não nas projeções da EPA.
"O nosso ponto de partida deve ser a procura dos clientes. Por isso, apesar da autoridades estipularem que o mercado de automóveis novos deverá ser superior a 50%, o nosso plano atual não vai além de 30%", afirma Ted Ogawa. "Nós respeitamos a legislação, mas mais importante é a procura dos clientes".
Não ao desperdício de investimento
Para compensar a diferença entre a sua produção e os objetivos de emissões baseados nas estimativas da EPA, Ted Ogawa adiantou que a Toyota está a analisar as opções e sublinhou que a compra de créditos poderá ser uma forma de cumprir as exigências do regulador. "Investimento desperdiçado é pior do que compra de créditos". refere.
Não obstante, Ted Ogawa acrescentou que a Toyota irá continuar a lançar mais veículos elétricos no mercado norte-americano. Atualmente só estão disponíveis dois modelos: Toyota bZ4X e o Lexus RZ450e. Mas o fabricante nipónico já anunciou investimentos num complexo para produzir baterias na Carolina do Norte e nas fábricas norte-americanas para construir viaturas elétricas e híbridas.
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Ted Ogawa afirma que a Toyota ainda está a atrás da Tesla nos elétricos, mas acredita que é possível recuperar terreno rapidamente, quer em tecnologia, quer em carregamento doméstico. Ele acredita que os veículos da Toyota são melhores do que os chineses, mas admite ser difícil competir em termos de preços.