A paisagem gelada da Lapónia sueca foi o local escolhido pela Hyundai para testar os seus elétricos. Condições extremas em temperaturas que atingem os 35ºc abaixo de zero. A nova gama de elétricos da Hyundai foi testada na pista Mobis da marca, na Suécia, a cerca de uma hora de viagem do Círculo Ártico. Como o frio extremo é muitas vezes "a causa de problemas que afetam as diferentes funções dos veículos elétricos", diz o fabricante, nada melhor do ir a locais onde a temperatura do congelador mais parece um aquecedor. A Hyundai anunciou que o Kauai elétrico e o Nexo (FCEV) foram submetidos aos testes. No caso deste último, revela a marca que este modelo tinha dificuldades técnicas significativas para funcionar com temperaturas entre -20 e -10cº, pelo que foi desenvolvido um componente para aquecer as fuel cells deste modelo. Garante a Hyundai que graças a esta estratégia inteligente de gestão térmica, o Nexo pode ser ligado inclusive a -30ºc. Leia também: Hyundai desafia a Tesla e Elon Musk No caso do Kauai elétrico, as soluções tecnológicas procuram minimizar a eletricidade utilizada para o aquecimento, ventilação e ar condicionado através do sistema AVAC - que inclui uma bomba de calor altamente eficiente, um controlo inteligente da entrada de ar, ventilação individual (apenas para o condutor) e um sistema de ventilação de pré-condicionamento. O sistema da bomba de calor aproveita o calor emitido pelos componentes elétricos, reutilizando-o para aumentar a eficiência dos sistemas de aquecimento e ventilação. Minimizando o consumo de eletricidade, este componente contribui para a utilização total da autonomia na inverno. Por sua vez, o controlo da entrada de ar recicla o ar aquecido, ao controlar a quantidade de ar que entra e sai do veículo. Este sistema AVAC aquece o habitáculo de forma mais eficiente, diminuindo a quantidade de vezes que o aquecimento é utilizado. Destaca-se ainda o sistema de pré-aquecimento de parque do Kauai elétrico que permite que o veículo seja pré-aquecido enquanto carrega, uma função que pode ser agendada. Hyundai-Kia planeia forte ofensiva nos elétricos