A condução de um veículo elétrico pode ser até seis vezes inferiores a um diesel, se o carregamento for feito em casa através de uma tarifa bi-horária. Esta diferença explica o forte aumento da procura de veículos elétricos usados.
O aumento dos preços dos combustíveis, que se agravou com a invasão russa da Ucrânia, veio acelerar a procura de veículos eletrificados, que registou um crescimento superior a 250% nos meses de fevereiro e março, segundo revela o relatório "Half Year Report" do Standvirtual relativo ao primeiro semestre de 2022.
Os dados do estudo apontam para um aumento da procura de veículos elétricos usados que já representaram cerca de dez por cento do total nos primeiros seis meses deste ano face a igual período de 2021.
O gasóleo continua a tipologia de combustível mais procurada no mercado de usados, representando cerca de 63% do total contra 71% no mesmo período do no passado. Este recuo da procura de automóveis a gasóleo pode ser explicado pelo aumento do preço deste combustível.
Por outro e pelos custos de utilização, um veículo elétrico já surge como uma alternativa mais económica relativamente a uma viatura de combustão. Segundo o relatório do Standvirtual, que se baseia em dados recolhidos no mercado automóvel junto de entidades como a ACAP, o IMT, a BCA, a condução de um veículo elétrico pode custar seis vezes menos do que um automóvel a combustão.
Diferenças de custo
Atualmente, percorrer 100 quilómetros num veículo elétrico pode custar 7,10 euros na rede pública, enquanto num automóvel a gasolina esse valor é 12,21 euros e a gasóleo de 9,34 euros. Contudo, se o carregamento for realizado em casa através de uma tarifa bi-horária, o custo é de apenas 2,03 euros.
As conclusões do relatório do Standvirtual indicam que a procura por veículos eletrificados cresceu de cinco para dez por cento nos últimos 18 meses, enquanto a de automóveis diesel diminuiu oito por cento.
LEIA TAMBÉM
Vendas de automóveis continuam no negativo, mas desaceleração é menor
Os modelos elétricos mais procurados no site do Standvirtual no primeiro semestre foram o Renault ZOE, Nissan LEAF, BMW i (todos), Tesla 3 e 5.
No que diz respeito aos Híbridos a Gasolina usados, os cinco mais procurados foram o BMW i (todos), Porsche Panamera, Porsche Cayenne, BMW Serie 5 e Toyota C-HR lideram o top 5 dos modelos mais procurados.
Quanto aos híbridos - diesel usados, a procura é liderada pelo Mercedes-Benz Classe E, seguindo-se o Mercedes-Benz Classe C, o Peugeot 508 RXh, o Volvo V60 e o Citroen DS5.