O novo ano vai ficar marcado por um aumento exponencial na oferta de veículos eléctricos. Confira as melhores propostas para o mercado português, no contexto anual.
Com a maior parte das principais marcas automóveis, a aceitarem a transição energética, seria uma questão de tempo até que a oferta deste tipo de veículos disparasse. O ano de 2020 marca o 'boom' na oferta, deste tipo de veículos.
Nesta lista, ordenada de forma alfabética, vai encontrar as 15 viaturas eléctricas que mais se destacam, nas mais diversas categorias.
Audi e-Tron
O primeiro eléctrico da marca dos anéis nasceu na forma do Audi e-Tron. Disponível no nosso país a partir de 84.251 €, este SUV destaca-se pela tecnologia a bordo, onde as 'câmaras retrovisores' roubam as atenções. Na versão 'quattro' de tração integral, oferece uma potência que se estende até aos 360 cv e 561 Nm. A autonomia máxima é de 412 km.
BMW i3
Um dos primeiros eléctricos a aparecer no mercado nacional, o bem conhecido BMW i3 ainda é relevante no contexto actual. A autonomia de 260 km, pode estar um pouco aquém da concorrência, mas para o i3 que nasceu para o circuito urbano, é mais do que o suficiente. Disponível a partir de 41.137 €.
Ford Mustang Mach-e
Disponível só lá mais para o final do ano, o Ford Mustang Mach-E marca um virar de página na história da Ford. Um carro que ainda gera muita polémica, no seio dos aficionados da marca, o Mach-E promete autonomias superiores a 600 km, na versão 'GT'. Com 465 cv e 830 Nm de binário, esta versão é a mais apetecível. Em relação a preços, sabe-se que na Alemanha estes oscilam entre os 40 e os 60 mil euros. À atenção da Tesla!
Hyundai Kauai Electric
A autonomia de 482 km, veio quebrar alguns dogmas em relação à superioridade da Tesla nesta campo. Num mercado cada vez mais dominado pelos SUV, e ainda com pouco concorrência directa, o Hyundai Kauai Electric assume-se como um 'player' de peso.
Jaguar I-Pace
O vencedor da edição de 2019 do Carro Mundial do Ano, traz um design galardoado e uma autonomia de 470 km , na sua configuração mais dotada. Para além da componente estética, o Jaguar I-Pace traz uma motorização eléctrica com 395 cv (294 kW), capaz de performances elevadas.
Kia E-Niro
O Crossover eléctrico faz da versatilidade a sua grande arma. A partir de 45.500 €, o Kia E-Niro apresenta uma autonomia máxima de 450 km. Nascido a partir de uma plataforma híbrida, o E-Niro oferece um interior moderno e um design apelativo.
Mercedes EQC
O rival directo do Jaguar I-Pace e do Audi E-Tron, que também aparecem nesta lista, chega ao mercado com um preço ligeiramente mais acessível, de 78.540 €. Na versão base, o Mercedes EQC apresenta-se com 408 cv (300 kW), de potência, e outros 400 km de autonomia. Em termos estéticos, é um automóvel que aparente proporções imponentes, quando na realidade nem é muito alto.
Mini E
A Revista Turbo esteve na apresentação do Mini E, em Miami, que chega a Portugal em Março. A partir de 34.000 €, o Mini enquadra-se no mesmo intervalo de preços dos seus rivais. Com uma autonomia verificada de 264 km, precisará de cerca de 1,7€, para cumprir 100 km. Uma boa aposta para o circuito urbano.
Nissan Leaf
O recordista de vendas na Europa e em Portugal, o Nissan Leaf continua a ser a referência no mundo dos eléctricos. Com uma autonomia máxima de 385 km (na configuração 'Leaf e+') e um preço de entrada de 26.880 €, este é um automóvel em actualização constante e que não estagnou sob o signo do seu próprio sucesso.
Opel Corsa-e
A nova geração do Opel Corsa fica marcada pela introdução dos motores eléctricos. O Opel Corsa-e é a grande aposta dos germânicos neste novo capítulo da transição energética. O eléctrico mais aerodinâmico da sua classe, tem chegada prevista para os próximos meses. O preço de entrada será de 29.990€, com uma autonomia até 337 km.
Peugeot e-208
Disponível a partir deste mês, também a versão eléctrica do Peugeot 208 promete cativar as audiências. Com um design apelativo e um interior moderno, o Peugeot e-208 oferece 340 km de autnomia e 136 cv (100 Kw) de potência. O primeiro 'full-electric' do emblema francês, é uma proposta aliciante, a partir de 30.350€.
Porsche Taycan
Um dos carros mais aguardados de 2019, o Porsche Taycan tinha que figurar nesta lista por ser o primeiro 100% eléctrico da Porsche. Este sedan de silhueta desportiva promete uma batalha feroz os Tesla. Um Porsche no que à potência diz respeito, o Taycan é capaz de acelerar dos 0-100 km/h em 2,8 segundos! Com 680 cv na versão base e 761 na versão S, o Taycan só 'peca' pela autonomia que não vai além dos 412 km. Disponível a partir de 110 mil euros.
Renault ZOE
Em 2018 a Renault bateu o seu recorde de vendas em Portugal, e podemos dizer que o Renault ZOE contribuiu para esse sucesso. Disponível a partir de 23.690 €, este eléctrico citadino oferece 395 km de autonomia e muita versatilidade, a um preço competitivo. Em relação ao primeiro ZOE, esta nova geração quase que triplicou a sua autonomia. Tal como o Nissan Leaf, este automóvel mantém o seu estatuto de referência no mundo dos eléctricos, em Portugal.
Tesla Model 3
A partir de 48.900€, o Tesla Model 3 é talvez aquele que melhor se insere no mercado português, pelas suas características. Sendo um Tesla, este automóvel oferece altos níveis de tecnologia e autonomia. Esta última estende-se dos 409 aos 560 km. Para além disso, a motorização eléctrica dupla com tracção integral é capaz de proporcionar performances assinaláveis.
VW ID.3
Ainda com o escândalo do Dieselgate em mente, a nova gestão da Volkswagen promete uma aposta forte na transição energética. O VW ID.3 quer ser o espelho da mudança e abrir novas portas dentro do núcleo da marca alemã. Com um preço de entrada a rondar os 30.000 €, este VW apresenta níveis de autonomia bastante competitivos, que se estendem dos 330 aos 420 km.
Menção Honrosa - Honda E, que ao que tudo indica, pode ser lançado ainda este ano.
VEJA TAMBÉM
C.A.F.E. . Já ouviu falar no último pesadelo dos construtores automóveis?