Uma empresa israelita de nome Electreon pretende demonstrar as potencialidades do seu sistema de carregamento wireless de veículos elétricos, cumprindo pelo menos 100 horas de condução, com um Toyota RAV4 PHEV, sem nunca ficar sem energia elétrica. Ao todo, serão entre 1.000 e 1.500 km, sem emissões.
A demonstração, que teve início no passado dia 21 de maio e continua, neste momento, a decorrer, tem lugar numa pista oval, na foi instalada, em cerca de 25 por cento dos 200 metros que a compõem, uma nova tecnologia de carregamento sem fios denominada 'Electric Road'.
Com este desafio, a Electreon procura demonstrar que será possível ao RAV4 nunca ficar sem energia na sua bateria de 18 kWh, apesar dos entre 1.000 e 1.500 km, que deverá percorrer, ao longo de cinco dias.
De resto e ainda segundo a empresa, no caso do SUV cumprir, efectivamente, os 1.000 km, tal significará que terá percorrido 13 vezes mais quilómetros, do que percorreria sem recurso a tecnologia 'Electric Road'. Tal como, se chegar aos 1.500 km, significará que fez uma distância 20 vezes maior do que se utilizasse apenas a electricidade com que começou nas baterias.
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Neste desafio, a empresa tem previsto que o RAV4 apenas interrompa o seu percurso, durante breves instantes, para que os pilotos possam trocar entre tiradas.
Fornecedora de tecnologia de carregamento indutivo
A Electreon apresenta-se como uma companhia líder no desenvolvimento e fornecimento de soluções de carregamento sem fios, para veículos elétricos, tendo já criado uma nova tecnologia de carregamento por indução, que tanto funciona com o veículo parado, como com este andamento.
De resto, a empresa israelita lançou, no início deste mês de maio, um novo autocarro para serviço de transporte público, que, segundo defende a Electreon, carrega as baterias enquanto se desloca.
Além do desafio agora anunciado, a Electreon também já levou a cabo um outro teste, neste caso com o grupo automóvel Stellantis, na chamada "Arena do Futuro". E em que a tecnologia foi colocada à prova utilizando, não somente um ligeiro de passageiros (Fiat 500), como também um veículo pesado (autocarro Iveco).