Elation Freedom entra no clube dos hipercarros elétricos

Os norte-americanos da Elation Hypercars desenvolveram um novo hipercarro elétrico, denominado Freedom, com chassis em fibra de carbono.

Os norte-americanos da Elation Hypercars desenvolveram um novo hipercarro elétrico, denominado Freedom, com chassis em fibra de carbono e três motores elétricos com 1394 cv, que promete combinar elevadas prestações com um elevado nível de luxo.

O clube dos fabricantes de hipercarros elétricos passa a ter um novo membro com a entrada da Elation Hypercars. Trata-se de uma empresa norte-americana, sediada no norte da Califórnia, que desenvolveu um superdesportivo denominado Freedom.

Este modelo não contará com um motor V8 para oferecer elevadas prestações, mas, sim, um grupo propulsor elétrico que desenvolve uma potência de 1394 cv.

Por sua vez, a carroçaria é produzida em fibra de carbono, sendo de esperar uma relação peso-potência que promete prestações ao nível dos melhores superdesportivos.

Fabricado artesanalmente, o Freedom possui um chassis monocoque em fibra de carbono e está equipado com três motores elétricos que transmitem a potência a quatro rodas direcionais através de uma caixa de duas velocidades.

Esta combinação oferece uma potência de 1040 kW (1394 cv). Se não for suficiente está disponível, em opção, um quarto motor elétrico, que permite aumentar a potência máxima para os 1400 kW (1877 cv).

LEIA TAMBÉM
Mais rápido que Bugatti e Koenigsegg. SSC Tuarara fixa novo recorde de velocidade

A versão com três motores elétricos do Freedom tem um peso de apenas 1650 kg. Esta relação peso-potência permite a este hipercarro acelerar dos 0 aos 100 km/h em 1,8 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 418 km/h.

Autonomia de 483 km

A bateria com capacidade de 100 kWh foi montada em configuração de T para assegurar uma melhor distribuição do peso e um baixo de centro de gravidade. A autonomia anunciada é de 482 km em condução despreocupada, podendo chegar aos 643 km numa versão da bateria com mais capacidade.

A suspensão de braços duplos partilha do ADN como os monologares de Fórmula 1. Os sistemas ativos para a aerodinâmica e a suspensão contribuem para uma aceleração lateral de 2.0g em curva.

O habitáculo oferece uma lotação para dois ocupantes, tendo recebido revestimentos em pele e fibra de carbono. e possui revestimentos em pele. As opções de configuração são extensas e fazem parte do processo de aquisição.

O preço do Elation no mercado norte-americano começa nos dois milhões de dólares (1,69 milhões de euros).