Com carregamento por luz solar. EdisonFuture EF1-T é a mais recente pickup EV

Companhia chinesa cuja área de negócio central é a energia renovável, a SPI Energy acaba de apresentar a pickup elétrica EdisonFuture EF1-T.

Companhia chinesa cuja área de negócio central é a energia renovável, a SPI Energy decidiu criar um novo modelo de negócio... automóvel: a empresa acaba de apresentar uma pick-up elétrica, baptizada de EdisonFuture EF1-T, cuja maior novidade é a possibilidade de carregar as baterias através da luz solar.

Fundada em 2016, a empresa energética SPI Energy parece estar, de resto, bem mais avançada, em todo este processo de afirmação na área automóvel, do que à partida se possa pensar. Já que, não só anunciou o lançamento do seu primeiro automóvel, como afirma estar pronta para começar a aceitar reservas, já a partir de novembro.

Sobre a EdisonFuture EF1-T, o fabricante revela tratar-se, na verdade, da variante pickup daquele que será o primeiro veículo produzido por esta nova marca automóvel. Com base no qual foi igualmente já criado um veículo ligeiro de mercadorias, o EF-1 V.

A van que tem por base a pick EdisonFuture EF1-T
A van que tem por base a pick EdisonFuture EF1-T

A diferenciar os dois modelos, o facto da pickup, embora contando com uma cabina de cinco lugares e quatro portas, exibir uma caixa aberta na traseira, enquanto o comercial apresenta uma carroçaria fechada, com duas portas traseiras e uma porta lateral de correr. Não deixando, contudo e fruto também da maior altura ao solo, de assemelhar-se fortemente à pickup...

LEIA TAMBÉM
Agendada para 2020. Tesla Cybertruck já tem retrovisores e limpa pára-brisas

Em termos de motorizações, a EF1-T anuncia-se com uma versão 'Standard' de apenas um motor, a prometer 477 cv, assim como uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,5 segundos, existindo, igualmente, uma versão 'Premium', com dois motores elétricos e uma capacidade de aceleração 0-100 km/h em 4,5 segundos. Já como topo de gama, a versão 'Super', equipada com três motores e a oferecer 872 cv de potência, capazes de assegurar uma aceleração 0-100 km/h em 3,9 segundos.

O habitáculo dos EdisonFuture EV1
O habitáculo dos EdisonFuture EV1

Quanto à van, apenas duas configurações, com um ou dois motores, e potências que variam entre os 406 e os 700 cv, respectivamente.

Semelhante, em ambas as propostas, é a capacidade de carregarem as respectivas baterias através da luz solar, com recurso àquilo que o fabricante designa de "uma tecnologia de mosaico solar de design exclusivo, que, ao mesmo tempo que fornece uma assinatura visual impressionante, aproveita a energia do sol para recarregar as baterias. Permitindo, assim, que os veículos de trabalho carreguem continuamente, enquanto estão no campo".

A pickup Edison Future EF1 conta com uma cobertura recolhível de painéis solares, para garantir a captação de mais energia solar
A pickup EdisonFuture EF1 conta com uma cobertura recolhível de painéis solares, para garantir a captação de mais energia solar

Ainda assim e no comunicado já divulgado, a SPI Energy não avança quaisquer dados, quer sobre o tamanho das baterias, quer sobre a autonomia que os dois veículos possam vir a ter. Informações que, no entanto, poderão vir a ser divulgadas no próximo Salão Automóvel de Los Angeles, EUA, evento em que, segundo anuncia o Presidente e CEO da SPI Energy, este novo fabricante automóvel pretende marcar presença.

https://youtu.be/b4Z1yiwPVPc