Companhia chinesa cuja área de negócio central é a energia renovável, a SPI Energy decidiu criar um novo modelo de negócio... automóvel: a empresa acaba de apresentar uma pick-up elétrica, baptizada de EdisonFuture EF1-T, cuja maior novidade é a possibilidade de carregar as baterias através da luz solar.
Fundada em 2016, a empresa energética SPI Energy parece estar, de resto, bem mais avançada, em todo este processo de afirmação na área automóvel, do que à partida se possa pensar. Já que, não só anunciou o lançamento do seu primeiro automóvel, como afirma estar pronta para começar a aceitar reservas, já a partir de novembro.
Sobre a EdisonFuture EF1-T, o fabricante revela tratar-se, na verdade, da variante pickup daquele que será o primeiro veículo produzido por esta nova marca automóvel. Com base no qual foi igualmente já criado um veículo ligeiro de mercadorias, o EF-1 V.
A diferenciar os dois modelos, o facto da pickup, embora contando com uma cabina de cinco lugares e quatro portas, exibir uma caixa aberta na traseira, enquanto o comercial apresenta uma carroçaria fechada, com duas portas traseiras e uma porta lateral de correr. Não deixando, contudo e fruto também da maior altura ao solo, de assemelhar-se fortemente à pickup...
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Em termos de motorizações, a EF1-T anuncia-se com uma versão 'Standard' de apenas um motor, a prometer 477 cv, assim como uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,5 segundos, existindo, igualmente, uma versão 'Premium', com dois motores elétricos e uma capacidade de aceleração 0-100 km/h em 4,5 segundos. Já como topo de gama, a versão 'Super', equipada com três motores e a oferecer 872 cv de potência, capazes de assegurar uma aceleração 0-100 km/h em 3,9 segundos.
Quanto à van, apenas duas configurações, com um ou dois motores, e potências que variam entre os 406 e os 700 cv, respectivamente.
Semelhante, em ambas as propostas, é a capacidade de carregarem as respectivas baterias através da luz solar, com recurso àquilo que o fabricante designa de "uma tecnologia de mosaico solar de design exclusivo, que, ao mesmo tempo que fornece uma assinatura visual impressionante, aproveita a energia do sol para recarregar as baterias. Permitindo, assim, que os veículos de trabalho carreguem continuamente, enquanto estão no campo".
Ainda assim e no comunicado já divulgado, a SPI Energy não avança quaisquer dados, quer sobre o tamanho das baterias, quer sobre a autonomia que os dois veículos possam vir a ter. Informações que, no entanto, poderão vir a ser divulgadas no próximo Salão Automóvel de Los Angeles, EUA, evento em que, segundo anuncia o Presidente e CEO da SPI Energy, este novo fabricante automóvel pretende marcar presença.