Com edição especial. Seat Leon comemora 25º aniversário

Com mais de 2,5 milhões de unidades vendidas desde 1999, o Seat Leon tornou-se numa das referências dos automóveis compactos. Para comemorar o 25º aniversário deste modelo, a marca lança um edição especial, equipada com motorização híbrida plug-in (eHybrid) de 204 cv.

Para assinalar o 25º aniversário do lançamento da primeira geração do Leon em 1999, a Seat lançou uma edição comemorativa deste modelo, que conta com faróis Matrix LED e motor 1.5 eHybrid com potência combinada de 204 cv e autonomia em modo elétrico de até 133 quilómetros.

A primeira geração do Leon assinalou o regresso da Seat ao segmento dos automóveis compactos, tendo este modelo sido desenhado pelo conhecido estilista italiano Giorgetto Giugiaro. O Leon notabilizou-se ainda por ter sido o primeiro modelo da marca equipado com motor de 180 cv, caixa de seis velocidades e tração integral.

A segunda geração chegou em 2025, com um design mais arrojado e aerodinâmico, assinado pelo brasileiro Walter de Silva, que revolucionou um segmento tradicionalmente clássico, com a introdução de detalhes como puxadores das portas embutidos, que transmitiam a aparência de um automóvel de duas portas. Além da estética vincada contava ainda com motores mais eficientes.

Evolução tecnológica

A terceira geração foi a primeira a disponibilizar um sistema de informação e comunicação, avançadas tecnologias à condução, além de ter sido o primeiro automóvel compacto a oferecer iluminação Full LED.

Aquela combinação de engenharia avançada e design apelativo transformou este modelo num dos mais destacados do seu segmento. Graças a essa popularidade, esta geração do Leon tornou-se numa das mais vendidas de sempre, com mais de um milhão de unidades comercializadas. 

Se a terceira geração do Leon já era tecnologicamente avançada, a quarta elevou ainda mais a fasquia, disponibilizando cinco tipos diferentes de motorizações, incluindo uma com bateria recarregável externamente, designada e-Hybrid, que na altura estreou o sistema de propulsão híbrido plug-in na Seat.

Na recente atualização, apresentada para assinalar o 25º aniversário deste modelo, foi introduzida uma nova motorização 1.5 e-Hybrid com 133 quilómetros de autonomia elétrica, a qual possibilita carregamentos rápidos em apenas 26 minutos.

Além disso melhora os sistemas de segurança e iluminação, graças aos faróis Matrix LED, que permitem conduzir com os máximos ligados, sem encandear outros condutores. É um modelo que continua a demonstrar a sua liderança e é sinónimo de mobilidade inteligente.

Distinções várias

Ao longo dos seus 25 anos de carreira, o Seat Leon recebeu dezenas de distinções, incluindo os títulos de "Carro do Ano" em Espanha, em 2014 e 2021, "Carro do Ano" e "Carro Familiar do Ano" em Portugal, em 2021 e, "Carro Importado do Ano" na Argentina, no mesmo ano.

Contudo, as distinções não se limitaram ao desempenho na estrada. A sua aptidão desportiva também brilhou nas pistas: a segunda geração do Leon conquistou títulos consecutivos no Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC) em 2008 e 2009, tornando-se a primeira marca na história, com um motor diesel, a vencer um título mundial da FIA (Federação Internacional do Automóvel).

O Leon também brilhou na Sétima Arte em filmes como 3 Days to Kill e Men in Black: International, ou em séries de televisão como Dark e Sherlock. A sua popularidade também deu origem a versões únicas e criativas, como o Seat Leon Trencadís em 2020, uma homenagem ao arquiteto Antonio Gaudí. Este modelo apresentava uma camuflagem exterior única, inspirada na técnica artística de reutilizar azulejos partidos para criar mosaicos.

Por sua vez, o Seat Leon Cristobal, um carro-conceito criado em 2018, foi equipado com até 16 assistentes de segurança, projetados para prevenir o máximo de acidentes de trânsito possível.