O facto de o motor ter uma taxa de compressão variável permite desfrutar de uma taxa de compressão muito alta quando necessitamos de maior eficiência e de uma taxa, ou seja, a solução ultra-eficiente para híbridos.
Embora essa caraterística simplifique as coisas não resolve tudo e por isso o passo que a Nissan teve de resolver a seguir foi agregar todos os elementos que compõem o sistema e-Power (motor térmico, gerador, inversor e motor elétrico) como se de um puzzle se tratasse.
Para reduzir perdas de eficiência a Nissan usa apenas um único inversor que se encarrega de receber a corrente trifásica do gerador a fim de alimentar o motor elétrico com corrente trifásica.
Desta forma e em grande medida tornamos o sistema de tração independente da bateria.
Esta é pequena em termos absolutos, mas grande para um híbrido.
Está alojada debaixo dos bancos dianteiros e tem uma capacidade de 1,8 kWh, ou seja, o triplo da capacidade dos híbridos HEV que conhecemos, mas ao mesmo tempo bastante menos que os 8 a 10 kWh que podemos considerar como ponto de partida para uma versão plug-in (quem sabe se no futuro a Nissan não contempla essa variável convertendo o X-trail e o Qashqai num híbrido plug-in).
No que respeita ao ruído o sistema e-Power parece ter resolvido bem a descoordenação natural entre o regime de funcionamento do motor térmico e a velocidade do carro de forma a melhorar o conforto no interior.
Este é um aspeto os técnicos resolveram muito bem, porém à medida que aceleramos o motor térmico começa a fazer-se notar, ainda que, a sensação não seja muito diferente do ruído de um híbrido convencional.
Na verdade, o motor térmico passa despercebido durante a maior parte da utilização do sistema.
Sendo um motor que trabalha em patamares de regimes estacionários, o consumo homologado anda à volta dos 5 l/100 km, valor que está em linha com os híbridos mais eficientes.
Tomando como exemplo a mais recente versão híbrida do Toyota C-HR HEV a diferença é mínima. Na prática podemo-nos confrontar com médias superiores, tudo depende da condução. Uma coisa é certa a força transmita às rodas é sempre elétrica.