DS3 Crossback antevisto em patentes

Com apresentação marcada para o Salão de Paris de 2018, que abre portas em outubro, o novo DS3 Crossback deve futuramente contar na gama com uma versão 100% elétrica Faltam pouco mais de dois meses para que a Mondiale de l'Automobile, nome oficial do Salão Automóvel de Paris, abra portas a 4 de outubro. E agora já é possível antever um dos modelos gauleses que vai estar em destaque no evento, através dos documentos das patentes do DS3 Crossback que revelam a sua identidade estilística. Com o modelo a ser produzido na plataforma CMP, que pode ser adaptada para a eCMP de forma a criar versões elétricas (o que deve acontecer neste SUV compacto que vai rivalizar com propostas como o Audi Q2), a imagem do modelo é fortemente influenciada pelo maior DS7 Crossback. A chegada ao mercado deve acontecer apenas em 2019. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/07/ds-a.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/07/ds-b.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/07/ds-c.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/07/ds-d.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/07/ds.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/07/ds-c-1111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/07/ds-c-22222.jpg] A imagem exterior revela forte ligação com o SUV topo de gama da marca premium gaulesa, notando-se os mesmos contornos na grelha, assinatura visual diurna e faixa luminosa contínua na traseira do DS3 Crossback e do DS7 Crossback. Outros destaque desta imagem exterior são os flancos bastante esculpidos e a pintura em tons escuros de todos os pilares, que ajuda a reforçar a sensação de um teto flutuante e de que o carro tem menor altura. A bordo temos novamente parecenças com o "irmão 7". É o caso da zona inicial do túnel central, em que a área para a caixa de velocidades e outros comandos parece ser idêntica, e também a opção pelos painéis de instrumentos digitais num cockpit de contornos idênticos. Mas nota-se uma grande diferença, pois enquanto o DS7 Crossback opta por um ecrã de infotainment embutido no tablier, para o SUV compacto a marca opta por um formato flutuante, que facilita a sua leitura. Outra vantagem desta opção é a criação de uma zona de "design" no centro do tablier, onde se vislumbram diversos padrões em diamante, formas que também se podem encontrar em outros locais do habitáculo.   Em termos de motorizações, espera-se que o DS3 Crossback surja na Mondiale de l'Automobile numa versão 100% elétrica, que poderá ter uma autonomia a rondar os 450km. Algo que não é, aparentemente, antevisto por estas patentes, já que surgem duas grandes saídas de escape na retaguarda do SUV. Mas os dados sobre a versão de emissões 0 vão de encontro com as informações que apontam para a total eletrificação da gama do fabricante premium gaulês no Salão de Paris. No entanto, no momento de chegada ao mercado a opção deve passar, numa primeira fase, pelos motores de combustão, estando praticamente certos motores a gasolina tricilíndricos 1.2 Puretech e de quatro cilindros 1.6 THP, com potências que podem variar entre os 110cv e os 225cv. Depois deve surgir, numa fase posterior, a aguardada versão 100% elétrica com base na variante elétrica da plataforma CMP.