DS quer vender SM Tribute por um milhão de euros

Após ter apresentado o SM Tribute Concept no âmbito do décimo aniversário da DS Automobiles, aquela marca da Stellantis deu a entender que pretende lançar uma versão de produção, equipada com motor V6 biturbo da Maserati. A exclusividade terá um preço, pois cada unidade deverá custar cerca de um milhão de euros.

A DS está a considerar uma versão de produção do SM Tribute Concept numa escala limitada e com um preço a condizer com a exclusividade. Aquele protótipo foi apresentado este ano no âmbito das comemorações do décimo aniversário como marca independente naquela que é a recriação à luz do dia de hoje do SM original.

A DS referiu sempre que se tratava simplesmente num exercício de diversão, mas agora os britânicos da Top Gear avançam que a marca da Stellantis admite mesmo a sua passagem à produção. Tudo indica que até poderá ser mais simples do que pode parecer à primeira vista porque o referido protótipo utiliza muitas peças da Maserati, tal como o primeiro SM que foi comercializado entre 1970 e 1975 com um motor V6 da Maserati.

Se o plano tiver luz verde, o diretor de design da DS Automobiles, Thierry Metroz, adiantou que aquele modelo será baseado no Grand Turismo e será construído numa série muito limitada por um transformador.

Quer o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, quer o CEO da DS Automobiles Olivier François terão dito que apoiam o projeto desde que o mesmo seja rentável. Thierry Metroz sugeriu que cada unidade poderá custar cerca de um milhão de euros.

O diretor de design da DS sublinhou que por aquele valor os clientes não querem um veículo elétrico, o que sugere que poderá receber o V6 biturbo de 3,0 litros com uma potência de 550 cv e um binário de 623 Nm.

Aquele propulsor permite ao Maserati GranTurismo Trofeo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,3 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 320 km/h.

Resta saber se este modelo recebe aprovação final. Contudo, a Stellantis tem um historial de vender edições especiais a preços muito elevados. Um dos exemplos mais recentes é o Alfa Romeo Stradale, que é baseado no Maserati MC20 e construído pela Carrozzeria Touring Superleggera.