Com dedo português. DS Automobiles mostra o DS do futuro

Criado como laboratório de tecnologias, o DS E-Tense Performance dá pistas sobre futuros carros da marca. Com a mão de Félix da Costa.

Criado para servir de laboratório de tecnologias para futuros eléctricos da DS, o E-Tense Performance dá ainda pistas do que poderá ser o design dos futuros modelos da marca. Protótipo cujo desenvolvimento contará com a participação do piloto António Félix da Costa.

Com o objectivo declarado de lançar apenas modelos 100% eléctricos, a partir de 2024, a DS Automobiles tem-se apoiado na experiência da DS Performance, divisão desportiva que venceu os últimos dois títulos de equipas e pilotos da Fórmula E, para desenvolver os seus modelos e tecnologias.

É, de resto, assim que surge o E-Tense Performance, uma evolução do protótipo DS E-Tense, revelado no Salão de Genebra de 2016.

O DS E-Tense Performance antevê aqueles que serão os DS do futuro... 100% elétricos
O DS E-Tense Performance antevê aqueles que serão os DS do futuro... 100% elétricos

Com um motor eléctrico em cada eixo (250 kW à frente e 350 kW atrás), a mecânica proveniente do monolugar de Fórmula E da DS Performance chega aos 815 cv e a uns poderosos 8000 Nm. Sendo que, a acompanhar, um sistema de regeneração sem precedentes, capaz de regenerar até 600 kW, e que garante grande parte da capacidade de travagem, suavizando a importância do tradicional sistema de travagem de discos e pastilhas.

LEIA TAMBÉM
Já disponível em Portugal. DS 3 Crossback E-Tense ganhou mais autonomia

Também as baterias foram desenvolvidas com base na experiência da marca nas corridas de monolugares eléctricos, e o resultado é uma química inovadora e um sistema de arrefecimento imersivo para as células, de ruptura com as tecnologias atuais.

As baterias são, por sua vez, colocadas em posição central traseira, numa estrutura em material compósito de alumínio e carbono.

O DS E-Tense Performance promete baterias com uma química inovadora e um não menos revolucionário sistema de arrefecimento imersivo das células
O DS E-Tense Performance promete baterias com uma química inovadora e um não menos revolucionário sistema de arrefecimento imersivo das células

Este protótipo francês, que tem na base uma monocoque em carbono, a par de uma geometria de suspensão inspirada na dos monolugares, desvenda também novas soluções estéticas, como uma superfície frontal que substitui a grelha, da qual faz parte um símbolo 'DS' com efeito tridimensional e sequência especial de boas-vindas.

A iluminação é outra novidade, ficando agora a cargo de 800 LED que substituem os faróis, surgindo igualmente complementada por duas câmaras, em substituição dos faróis, e que servem para recolha de dados.

Testes começam em breve, com mão portuguesa

A equipa da DS Performance irá começar os primeiros testes ao protótipo ainda este mês de fevereiro.

A iluminação dianteira, com 800 LED, é um dos aspectos marcantes no novo protótipo da DS
A iluminação dianteira, com 800 LED, é um dos aspectos marcantes no novo protótipo da DS

As impressões de António Félix da Costa e Jean-Éric Vergne, pilotos da divisão de competição da marca na Fórmula E, serão essenciais para a finalização do desenvolvimento do E-Tense Performance.

Também para o mundo virtual

O DS E-Tense Performance terá apenas uma unidade física, sendo que, a marca francesa pretende disponibilizar igualmente o protótipo na versão NFT e em duas séries diferentes. A segunda - DS E-TENSE PERFORMANCE "100' Series – 0-100kph in 2s" - será a mais exclusiva, uma vez que estará limitada a apenas dois exemplares, a comercializar através de um leilão de 50 dias.

O DS E-Tense Performance estreia jantes de 21 polegadas com um perfil aerodinâmico e inserções únicas
O DS E-Tense Performance estreia jantes de 21 polegadas com um perfil aerodinâmico e inserções únicas

No entanto, ambas as versões poderão ser pilotadas na plataforma Pavillion.

Resta saber se o resultado deste desenvolvimento vai traduzir-se num modelo para a estrada "a sério".