Numa altura em que acaba de dar conhecer a sua nova berlina porta-estandarte, o DS 9, a DS revela igualmente aquele que poderá ser a base de um futuro SUV desportivo de luxo e de maiores dimensões - o Aero Sport Lounge. Elétrico, naturalmente...
Embora apresentado, para já, como um revolucionário concept, a verdade é que este Aero Sport Lounge pode muito bem vir a resultar em algo bem mais palpável; mais precisamente, num SUV desportivo de luxo de grandes dimensões, que a DS poderá vir a posicionar acima do DS 7, tornando-o, mesmo, o novo porta-estandarte da oferta SUV da marca de luxo do grupo PSA.
LEIA TAMBÉM
DS revela as primeiras imagens do seu novo topo de gama
Porém e enquanto isso não acontece – a realidade é que, só o tempo, e a PSA, poderão, um dia, confirmar estas nossas suposições… -, fica, desde já, a certeza, que este Aero Sport Lounge tem muito com que encantar! A começar, na silhueta, que a DS assume inaugurar, e que se destina a valorizar a eficiência aerodinâmica como um vetor de vanguarda e de desejo.
Cinco metros de deslumbre
Com um comprimento total de cinco metros, o Aero Sport Lounge estreia um design exterior futurista, agressivo e fortemente aerodinâmico, do qual se destaca uma frente marcada pela assinatura luminosa E-Tense, que a DS diz ser o símbolo do motor elétrico de 500 kW (!), ou 680 cv de potência, que o modelo tem base, além de uma grelha com a capacidade de transformar-se num ecrã em redor do monograma iluminado da marca. Sendo que, por detrás, estão os sensores que lêem a estrada e alimentam os calculadores com terabytes de informações.
A ladear esta enorme grelha, os projetores DS MATRIX LED VISION, acompanhados por luzes diurnas e do DS LIGHT VEIL, detalhes iluminados que antecipam a futura assinatura da DS.
Com linhas e apêndices aerodinâmicos laterais que direcionam os fluxos de ar pela carroçaria, para alcançar a melhor eficiência aerodinâmica, o Aero Sport Lounge beneficia ainda de uma linha de tejadilho mergulhante, como forma de garantir a menor superfície de arrasto possível. Ajudado, igualmente, pelas enormes jantes de 23" que o construtor diz serem esculpidas pelo ar.
LEIA TAMBÉM
Novo DS 3 Crossback E-Tense: o primeiro B-SUV premium elétrico
Iris, a companhia para todas as viagens
Embora, para já, sem imagens suficientemente reveladoras do interior do habitáculo, a DS fala num ambiente de verdadeiro luxo, exclusividade e savoir-faire, tendo por base, em termos de materiais, a palha. Mas também numa forte componente de tecnologia de vanguarda, como é o caso dos ecrãs individuais para cada um dos ocupantes, ao mesmo tempo que os elementos necessários à condução, passam a serem projetados no pára-brisas, através de uma espécie de realidade aumentada.
Entre os bancos, um apoio de braço central que também serve de guia, não apenas lendo, como também interpretando e respondendo a cada movimento da mão, graças à combinação das funções de Leap Motion e Ultrahaptics. Sendo que, para facilitar ainda mais a interação dos ocupantes com o ambiente em redor, existe ainda um sistema de inteligência artificial, a que a DS deu o nome de Iris.
2,8s dos 0 aos 100 km/h...
No entanto, tão ou mais importante do que esta tecnologia, é a motorização escolhida para este concept, e que passa por um sistema de propulsão elétrico, herdado diretamente da Fórmula E.
O qual, com os seus 680 cv de potência declarada, garante não somente acelerações verdadeiramente arrasadoras, a começar na capacidade de ir dos 0 aos 100 km/h em não mais que 2,8s, como também uma autonomia considerável, fixada em 650 quilómetros. Cortesia de um conjunto de baterias de 100 kWh…