A partir de abril ficam disponíveis em Portugal as novas versões, mais potentes, da berlina de luxo híbrida plug-in DS 9. Trata-se dos E-Tense 250 e 4x4 360.
Os novos níveis de potência são os que a própria designação indica, ficando pelo caminho a versão E-Tense 225, até agora disponível em Portugal.
A estrela deste reforço de gama é a versão mais potente da marca, o DS 9 E-Tense 4x4 360, graças a uma preparação específica realizada na fábrica de Poissy, que permite elevar a potência máxima do seu sistema híbrido aos 360 cv.
Esta nova proposta da DS Automobiles está equipada com um motor 1.6 PureTech a gasolina de quatro cilindros e 200 cv, acoplado a dois motores elétricos, um dianteiro de 81,2 kW (110 cv) e outro traseiro de 83 kW (113 cv). E que lhe garantem a tração integral sempre que necessária ou selecionada pelo condutor.
4x2 continua disponível mas com 250 cv
Com duas rodas motrizes, o igualmente híbrido plug-in DS 9 E-Tense 250 conta com o mesmo motor 1.6 PureTech de quatro cilindros com os 200 cavalos da versão mais potente, mas dispensa o motor elétrico traseiro. Mantém no entanto um motor elétrico de 80 kW (110 cv) dentro da caixa automática EAT8 de oito velocidades.
LEIA TAMBÉM
Motores já disponíveis. DS 9 reforça oferta com mais potência e autonomia
É este o modelo que, na verdade, vem substituir a motorização de 225 cv. Uma nova bateria de 15,6 kWh, permite-lhe uma autonomia máxima de 67 quilómetros.
A versão 4x4 360 distingue-se também pela afinação específica das ligações ao solo, assumindo uma suspensão mais firme e adaptada à condução mais dinâmica. Tem também vias mais largas e uma distância ao solo mais reduzida.
Tecnologia de competição aplicada em França
No habitáculo, o 360 oferece ainda ao condutor uma aplicação de condução que permite visualizar o estilo de travagem, de forma a que fiquemos a saber se estamos a aproveitar apenas a regeneração ou se estamos a ultrapassar os limites da moderação e a desperdiçar energia em travagens menos moderadas, utilizando as pastilhas. Este e outros detalhes são, segundo a marca, herdados dos monolugares de Formula E da DS.
O DS9 360 é apetrechado com estes seus argumentos diferenciadores na divisão DS Performance, em França, para onde é enviado pela fábrica chinesa de Shenzhen, onde é fabricado em exclusivo para todos os mercados.
Os novos E-TENSE 4x4 360 e DS 9 E-TENSE 250 chegam a Portugal no próximo mês de abril, com dois níveis de equipamento: Performance Line+ e Rivoli+, com a seguinte tabela de preços.
GAMA e PREÇOS DS 9
4x2 250 Performance Line +: 62 100€
4x2 250 Rivoli+: 64 000€
4x4 360 Performance Line +: 74 900€
4x4 360 Rivoli+: 76 800€