Já disponível em França. DS entra na guerra dos executivos de luxo com DS 9

A DS acaba de dar a conhecer o seu novo porta-estandarte DS9, já disponível, para encomenda, nos mercados europeus.

Esquecido que já foi o vanguardista Citroën C6 e sem representante entre as berlinas executivas de luxo desde 2012, a PSA acaba de voltar a uma corrida há muito dominada pelos alemães, com o lançamento do DS 9, o novo e estatutário porta-estandarte da marca aspiracionalmente premium do grupo francês. E que, a partir de agora, está já disponível, para encomenda, nos mercados europeus.

Utilizando como a base da plataforma EMP2 V2.3 do grupo PSA, o elegante DS 9 apresenta-se com uma palete de cores que, em França, o único mercado para já conhecido, contempla cinco tonalidades exteriores: Branco Pearl, Azul Midnight, Pérola Crystal, Cinza Artense e Preto Nera Black.

Proposto com apenas dois níveis de equipamento - Performance Line+ e Rivoli+ -, a berlina DS conta, no caso do primeiro e entre outras mais-valias, com interior em Alcantara, emblemas metalizados nas portas dianteiras, logótipos, DS Performance Line, grelha frontal em preto brilhante e volante em pele perfurada. Sendo que, na motorização de topo, é possível contar ainda com jantes de 'Munich' de 20 polegadas e sistema de travagem com pinças a ostentar o logótipo DS Performance.

Já o Rivoli+, diferencia-se pela qualidade dos materiais e acabamentos ainda mais elevada, esta última, em formato de diamante.

LEIA TAMBÉM
DS 7 Crossback recebe edição especial "Louvre"

Falando de equipamentos de conforto e sistemas de ajuda à condução, o DS 9 surge com Nível 2 de condução autónoma, DS Active Scan Suspension, DS Active LED Vision, sistema de som Focal Electra, Proximity Keyless Entry & Start, DS Night Vision, Driver Attention Monitoring, Active Blind Spot Monitoring, Extended Traffic Sign Recognition e Active Safety Brake.

Somente a gasolina... e híbrido

No que concerne a motores, uma oferta que, em França, se traduz em três motorizações, a começar num bloco PureTech a gasolina de 225 cv, seguido de dois híbridos plug-in E-Tense: o primeiro, a debitar os mesmos 225 cv do propulsor exclusivamente térmico, e o segundo, a anunciar 360 cv, acrescido de sistema de tracção integral 4x4.

Relativamente a esta última motorização e que é também a porta-estandarte da oferta DS 9, recorre ao já conhecido bloco de quatro cilindros PureTech a gasolina de 200 cv, a que se juntam dois motores elétricos, a fazer disparar a potência conjunta para os 360 cv e o binário para os 540 Nm.

Disponível a partir dos 47 700€

A terminar, referir que o DS 9 está, desde já, disponível, para encomenda, em França, com preços a partir de 47 700€, ao passo que a versão de topo, pode chegar aos 80 mil euros.

No entanto e embora as encomendas possam ser feitas, desde já, as previsões da marca francesa é que as primeiras unidades do seu novo modelo porta-estandarte só comecem a chegar às mãos dos futuros proprietários, em setembro de 2021. Ou seja, dentro de quase um ano...