Irmão gémeo do primeiro SUV Lancia. DS 7 torna-se apenas elétrico em 2025

O DS 7 prepara-se para descartar tudo o que são motorizações de combustão e tornar-se exclusivamente elétrico, já em 2025.

Hoje em dia o navio almirante na oferta SUV da francesa DS Automobiles, o DS 7 prepara-se para descartar tudo o que são motorizações de combustão e tornar-se exclusivamente elétrico, já em 2025. Isto, num movimento que abrangirá, igualmente, o modelo correspondente na outra marca premium da Stellantis...

Segundo noticia a britânica Autocar, a transição do DS 7 para a mobilidade exclusivamente elétrica envolverá, igualmente, a berlina topo de gama da marca, o DS 9, aproveitando ambos a partilha de componentes no seio do grupo Stellantis para adoptarem a mesma plataforma STLA Medium estrada no Peugeot e-3008.

No entanto e no caso da berlina, a renovação far-se-á com alterações profundas também na estética, com o DS 9 a adoptar linhas de coupé-fastback, um pouco à imagem do Peugeot 408.

Quanto ao DS 7, passará a ser produzido na fábrica italiana de Melfi, a mesma unidade que já produz o Fiat 500X, o Jeep Renegade e o Jeep Compass. Este último e a partir do momento em que adopte a mesma STLA Medium, pensado para ser comercializado apenas e só com motorizações híbridas e elétricas.

Quanto aos 500X e ao Renegade, a Stellantis tem previsto que ambos deixem de ser fabricados, entre 2024 e 2025.

DS7 EV com autonomias até 700 km

Voltando ao DS 7 e embora, para já, não existindo muitos dados oficiais sobre os aspectos técnicos, a Autocar avança que o modelo, uma vez transformado em elétrico, deverá anunciar autonomias entre os 500 e os 700 quilómetros. Valores que, recorde-se, colocam-no no mesmo patamar de propostas como BMW iX1 ou o Mercedes EQA.

LEIA TAMBÉM
DS Automobiles estreia novo DS7 em Portugal com 'Foco no Chef'

Recorrendo a uma arquitectura elétrica de 400V, o SUV topo de gama da DS Automobiles deverá ser capaz de repor entre os 20 e os 80% da capacidade da bateria, em cerca de 27 minutos, ao mesmo tempo que prometerá potências entre os 210 e os 340 cv. Ou seja, menos que o anunciado pela atual versão mais potente do modelo, com 350 cv.

Irmão gémeo do primeiro SUV da Lancia?

Finalmente, as notícias apontam, igualmente, no sentido de que o futuro DS7 venha a partilhar a base técnica com o congénere da italiana Lancia, a qual disporá, assim e pela primeira vez em 117 anos de história, de um SUV.

Lancia Pu+Ra HPE Concept
Lancia Pu+Ra HPE Concept

De resto e sobre este último modelo, apenas se sabe que irá buscar inspiração ao já conhecido concept Pu+Ra HPE.