DS 4 E-Tense 225 Saint Exupéry. Requinte francês

A DS Automobiles reforçou a oferta do DS 4 com a introdução de uma nova versão topo de gama denominada “Coleção de Saint Exupéry” que oferece apontamentos exclusivos que visam reforçar os já elevados padrões de qualidade, elegância e requinte do SUV da marca francesa.

A DS Automobiles reforçou a oferta do DS 4 com a introdução de uma nova versão topo de gama denominada “Coleção de Saint Exupéry” que oferece apontamentos exclusivos que visam reforçar os já elevados padrões de qualidade, elegância e requinte do SUV da marca francesa.

Apesar da França ser famosa pela sua cozinha sofisticada e por produzir alguns dos vinhos mais conhecidos, e caros, do mundo, a perceção de qualidade dos seus automóveis nunca esteve ao nível daquilo que esperam os gauleses, sobretudo no confronto direto com os seus congéneres germânicos. 

As marcas francesas procuraram sempre alterar esse panorama, sem grande sucesso, diga-se de passagem, e a sua mais recente aposta neste domínio consiste na DS Automobiles, que resultou da separação com a Citroën.

Pelo exemplo do DS 4, esta marca premium conseguiu mesmo elevar a fasquia, pois conta com uma identidade mais marcante, com linhas distintas - quase de concept-car - e um interior sofisticado e requintado.

Entre os principais concorrentes podem ser apontados SUV convencionais como o Audi Q3 e o Volvo XC 40, mas também SUV-Coupés com silhueta mais esguia como o BMW X2 e o Cupra Formentor.

Formas elegantes

Com um comprimento exterior de 4,40 metros, uma largura de 1,83 metros e uma altura de 1,47 metros, o DS 4 distingue-se pela elegância das suas linhas, tendo os designers da DS Automobiles sido bastante felizes na combinação entre proporções atraentes com uma postura imponente e marca.

A secção frontal é dominada pela mais recente assinatura luminosa da DS, cujos elegantes e sofisticados faróis contam com o sistema DS Matrix LED Vision, que reúne iluminação matricial e direcional. As luzes de circulação diurnas são constituídas por duas filas de LED de cada lado (98 LED no total).

As DS Wings estabelecem a ligação entre os faróis e a grelha do radiador. Dependendo das versões, a grelha consiste numa estrutura de duas peças, com motivos em pontas de diamante, de dimensões diferentes, num efeito tridimensional. Por sua vez, o capot longo por cima da grelha proporciona uma sensação de dinamismo.

O perfil consiste numa conjugação entre fluidez e linhas afiladas. Os puxadores de porta embutidos acompanham as superfícies esculpidas dos flancos. Na traseira, o tejadilho prolonga-se acentuadamente para baixo até ao óculo traseiro inclinado.

Os grupos óticos recebem uma assinatura luminosa de nova geração, com um efeito escamado progressivo, gravado a laser.

Nova coleção

A oferta do DS 4 foi reforçada com o nível de equipamento Coleção Antoine de Saint Exupéry, que assinala o 80º aniversário do falecimento do aviador francês e autor de obras literárias como “O Principezinho”, “Correio do Sul” e “Voo Noturno”, que exteriormente se distingue pela na nova cor especial “Cinzento Night Flight”, pintura perolada composta por pigmentos que criam subtis reflexos dourados, como um céu dourado ao amanhecer.

As soleiras das portas incluem a citação “As estrelas determinam para nós as verdadeiras distâncias” da obra “Correio Noturno” e o desenho de um avião, enquanto as jantes exclusivas Sevilla de 19” com efeito diamante apresentam um novo tampão central na cor “Night Flight”.

Os apontamentos exclusivos “Coleção Antoine de Saint Exupéy” estendem-se igualmente ao habitáculo sofisticado e luxuoso, destacando-se os revestimentos em couro Nappa, incluindo acabamentos em Criollo e costura dupla Terre de Cassel, estando esta última igualmente presente no revestimento das portas.

Os bancos dianteiros são aquecidos, com massagem e refrigerados. O símbolo “Antoine de Saint Exupéry” também pode ser encontrado no painel de instrumentos.

Interior sofisticado

À semelhança da restante gama DS 4, o interior desta versão “Coleção Antoine de Saint Exupéy” carateriza-se pela elevada qualidade percebida, graças aos materiais utilizados, suaves ao toque no topo do painel de bordo. Os poucos botões físicos que existem estão perfeitamente integrados no design.

Os comandos dos vidros elétricos estão localizados na parte superior das portas e estão bem dissimulados. O mesmo sucede com os comandos de regulação dos espelhos retrovisores, situados atrás do volante. O botão de Start & Stop encontra-se no centro do painel de bordo, por baixo dos comandos físicos do ar condicionado. 

O painel de instrumentos de 7” tem dimensões compactas, mas transmite as informações mais relevantes de forma clara e precisa. Para ajudar a manter a concentração na estrada e nas condições de trânsito, o DS 4 “Coleção Antoine de Saint Exupéy” conta com o sempre útil “Head-up Display” que projeta a velocidade e os sinais de trânsito no pára-brisas.

A consola central acomoda o ecrã de 10” do DS Iris System, que utiliza ergonomia do tipo smartphone com uma interface tátil, fluida e reativa, com base em perfis totalmente personalizáveis.

De utilidade mais duvidosa é o DS 4 Smart Touch, um ecrã localizado na base da consola central e, segundo a marca consiste num sistema de controlo por gestos que se pode utilizar com a ponta dos dedos. Com um gesto é possível acionar uma das funções favoritas pré-registadas pelo utilizador. O sistema também identifica movimentos comuns como o zoom-in e o zoom-out, bem como reconhecimento de escrita.

O DS 4 E-Tense “Coleção Antoine de Saint Exupéry” recebeu um equipamento de série bastante alargado, não faltando, entre outros, bancos dianteiros elétricos, aquecidos, com função massagem e refrigeração, volante aquecido, Pack Access (bagageira elétrica), Pack de deteção de tráfego traseiro, carregador sem fios, vidros acústicos, emblemas e anagramas exclusivos.

E-Tense de 225 cv

Uma das motorizações disponíveis no DS 4 é a híbrida plug-in com bateria recarregável externamente. A linha motriz combina o conhecido bloco a gasolina de quatro cilindros de 1598 cc com 180 cv com um motor elétrico de 81 kW (110 cv), uma bateria de iões de lítio com capacidade de 12,4 kWh, a qual proporciona uma autonomia em modo elétrico, homologada em ciclo WLTP, de até 62 km.

O sistema é gerido por uma caixa automatizada de oito velocidades, a qual transmite a potência combinada de 225 cv às rodas dianteiras e um elevado binário de 360 Nm.

Em termos dinâmicos, o sistema responde com prontidão às solicitações do acelerador, graças ao apoio elétrico que está sempre disponível, permitindo ao DS 4 E-Tense acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,7 segundos, um valor que não deixa de ser interessante para um veículo que pesa em vazio quase 1,8 toneladas.

A DS Automobiles refere que esta motorização híbrida plug-in de 225 cv beneficia de toda a experiência da marca na Fórmula E para proporcionar uma elevada eficiência, um reduzido consumo e baixas emissões. Isso pode ser comprovado pelo sistema de regeneração de energia nas desacelerações, que, na verdade, é um dos melhores que atualmente estão disponíveis nos híbridos plug-in, sendo não só possível ganhar alguns quilómetros de autonomia.

Em termos de consumo de combustível, o computador de bordo registou um valor de 4,5 litros nos primeiros quilómetros, acima dos demasiado otimistas 1,5 l/100 km anunciados. Esgotada a carga da bateria, o consumo sobe para os bastante aceitáveis 5,7 l/100 km. A autonomia elétrica real foi de 45 km, abaixo dos 65 km anunciados. 

Suspensão pilotada

Para garantir um elevado conforto de rolamento, o DS 4 disponibiliza a suspensão pilotada DS Active Scan, que recorre a uma câmara colocada no topo do pára-brisas para visionar e antecipar as irregularidades da estrada, transmitindo dados a um microprocessador.

Dotado de quatro sensores de estabilidade e três acelerómetros, o sistema atua nos amortecedores de cada roda de forma independente. Em função das informações recebidas, a suspensão torna-se mais firme ou suave. Este sistema é de série com a motorização E-Tense 225.

Para apoiar a condução estão disponíveis vários sistemas de assistência como o regulador adaptativo da velocidade de cruzeiro com Stop & Go, aviso de saída de faixa de rodagem, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmara traseira.

VEREDICTO

Proposto por 53 200 euros, o DS 4 E-Tense 225 Coleção Antoine de  Exupéry assume-se como uma alternativa face aos seus concorrentes premium alemães. As linhas elegantes da carroçaria e os apontamentos estéticos específicos transmitem uma imagem sofisticada e requintada. O ambiente interior “respira” qualidade e inspira confiança, graças aos materiais nobres utilizados.
O equipamento de conforto e tecnológico também é o que se espera da versão topo de gama do DS 4. A linha motriz híbrida com bateria recarregável externamente revelou-se eficiente e competente, mas para se tirar total partido, à semelhança de outros híbridos plug-in, deve-se ter a preocupação de andar sempre com carga na bateria. Para quem pretende fazer a transição para a mobilidade elétrica, mas ainda não está totalmente preparado para uma viatura elétrica a bateria, o DS E-Tense 225 constitui uma solução para quem uma opção premium diferente das alemãs.

FICHA TÉCNICA

DS 4 E-Tense 225 Coleção Antoine de Saint Exupéry

PREÇO  53 2000€

MOTOR Gasolina, 4 cil. 1598 cc + Elétrico

POTÊNCIA 225 cv (165 kW) às 6000 rpm

BINÁRIO 360 NM

TRANSMISSÃO Dianteira; Auto, 8 vel.

COMP./LARG./ALT. 4,40/1,83/1,47 M

DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS 2,68 M

PESO 1790 KG

MALA 390 L

ACEL 0 - 100 KM 7,7 S

VEL. MAX 233 KM/H

CONSUMO WLTP 1,5 (4,5*) l/100 km

CAPACIDADE BATERIA 12,4 kWh

AUTONOMIA 62 KM (45 KM*)

TEMPO CARGA 5H30 (7,4 KW) 1H15M (11 KW) 

EMISSÕES 33 G/KM

IUC 148,22 €

* Medições Turbo

GOSTÁMOS

NÃO GOSTÁMOS

Sistema regeneração

Conforto

Equipamento

Preço

Autonomia elétrica

DS Smart Touch