Para meados de 2021. Novo DS 4 apresenta-se exuberante no design e sofisticação

Este é o novo DS 4 na sua versão final, que chega ao mercado a meio deste ano, cheio de sofisticação francesa e com design de vanguarda.

Depois dos teasers, a francesa DS acaba de apresentar, de forma oficial, a nova geração DS 4, cuja chegada ao mercado está prevista para meados de 2021. Desde já e como não poderia deixar de ser, repleto de sofisticação francesa e com design de vanguarda.

O novo compacto da francesa DS, marca do grupo PSA e agora no universo de 14 marcas da gigante Stellantis , posiciona-se no topo do segmento C, dos familiares compactos.

Entre os concorrentes mais diretos estão, no fundo, todos os pequenos familiares, desde o Golf ao BMW Série 1. Mas também os SUV compactos ou crossovers da classe, como o Mercedes GLA. Isto porque também haverá um DS 4 Crossback, com ares de SUV coupé.

O novo DS 4

Com uma evolução da plataforma em EMP2 a servir-lhe de base, este segundo DS 4 (o primeiro foi descontinuado em 2018) é mais um reforço para a gama de seis modelos que a DS terá nos próximos anos.

LEIA TAMBÉM
Chega em 2021. Novo DS 4 traz tecnologia de vanguarda e versão PHEV

Termos como "savoir faire", "avant garde" e "refinamento francês" são usados pela marca para descrever este novo modelo. Faz uso das melhores tecnologias do grupo e apresenta o Design como um dos seus cartões de visita.

Design sofisticado

Tal como anunciámos em dezembro , a versão de produção do DS 4 é uma evolução lógica do estilo apresentado pela marca no concept DS Aero Sport Lounge.

A eletrificação através do sistema E-Tense, a conectividade e um habitáculo onde reina a serenidade. São as promessas feitas pelos responsáveis do projeto.

O reformulado cockpit do DS 4, também ele marcado pelo design e sofisticação

O novo DS 4 é um sedan que aposta na sofisticação tanto do Design como tecnológica. Destina-se a quem procura estilo, tecnologia e prazer de condução.

Também introduz novas peças em material compósito, peças estruturais estampadas a quente e uma unidade de climatização inovadora e mais compacta.

A nova versão desta plataforma também se atualiza em matéria de segurança, cumprindo as novas normas de colisão sem comprometer o peso. Os componentes de suspensão e direção foram totalmente redesenhados para melhor conforto ao volante.

A nova consola central do DS 4

Suspensão ativa adaptativa

O novo DS 4 também terá direito à suspensão Active Scan Suspension, que lê a estrada por antecipação, adaptando-se para melhor conforto e segurança.

Para maior rigidez estrutural a construção e montagem da nova estrutura envolve a combinação de soldadura com colagem.

O novo DS 4 acomodará vários tipos de motorizações. Uma das mais importantes para que a DS cumpra o compromisso de ter uma gama eletrificada até 2023 é o híbrido plug-in PHEV E-Tense. Combina um motor de 4 cilindros com 180 cv e um motor elétrico de 110 cv integrado na caixa EAT8 de oito velocidades.

Apostando em materiais nobres, o novo DS 4 anuncia uma convincente posição de condução

A potência combinada é de 225 cv e a alimentação está a cargo de uma bateria montada na parte traseira. Permite uma autonomia elétrica superior a 50 quilómetros (ciclo misto WLTP) e demora três horas e meia a carregar.

O habitáculo, muito tecnológico, inclui um novo sistema de interface Smart Touch que promete ser uma revolução sensorial pela simplicidade de utilização. Um gesto será suficiente para ativar qualquer das seis funções favoritas colocadas no ecrã central.

O DS 4 também terá um novo Extended Head-up Display, com mais informações a serem projetadas no para-brisas mas mais seguro. Combinado com a realidade aumentada, projeta as informações de forma que estas parecem inscritas na própria estrada, distraindo menos o condutor.

Mesmo nas linhas da traseira, o novo DS 4 pouco tem a ver com o antigo

condução semiautónoma também fará parte do novo DS 4, que será capaz de receber instruções por voz. Realiza o ajuste automático da velocidade em curva através da combinação com a navegação.

Também ultrapassa de forma automática e sincroniza-se com os limites de velocidade locais. Radares e câmaras exteriores e sensores capacitativos no volante contribuem para a precisão destes automatismos.

Night Vision

função de visão noturna é outro sistema em destaque, sendo este capaz de identificar peões tanto de dia como de noite. Até uma distância de 200 metros.

A assinatura visual e luminosa é um dos pontos fortes do novo DS 4 Cross

Thierry Metroz, o chefe de Design da DS, optou por identificar o DS 4 com uma assinatura luminosa muito afirmativa. Inclui luzes diurnas frontais verticais com 40 LEDs de cada lado.

As óticas principais também são complexas, incluindo três focos, sendo o central dinâmico e adaptativo. A função que evita o encandeamento também está assegurada pela tecnologia de matriz LED.

 O DS 4 poderá ser encomendado a partir do segundo trimestre de 2021, sendo fabricado em Russelsheim, na Alemanha. Os preços ainda não foram divulgados.